13 de nov. de 2015

TURMA DO LIVRO [DESAFIO 03] Playlist de O Lago Negro

Olá pessoal, a postagem de hoje é um pouquinho especial, na verdade consiste em um desafio realizado pelo Grupo Turma do Livro, um grupo idealizado e organizado pela Helena Dias do Blog Café com Livros, que consiste na leitura de um determinado livro o qual depois lido deve-se responder e cumprir com certos desafios e perguntas relacionados ao livro em questão.
O TURMA DO LIVRO é um projeto literário que visa propagar ainda mais a literatura nacional, além de prestigiar os nossos autores, por essa razão os livros escolhidos constam entre lançamentos nacionais, proporcionando assim aos blogueiros a possibilidade de conhecer novos talentos, firmar laços e divulgar escritores nacionais.
O livro com o qual iniciamos os trabalhos do Grupo é: O Lago Negro da autora Juliana Daglio.

Sinopse: Verônica é uma garota problemática marcada por um passado traumático do qual mal se lembra, mas que lhe tirou o direito à total sanidade.
Ao se mudar para o interior, depois de passar no vestibular, ela se depara com o local perfeito para se inspirar e, finalmente, transformar seus personagens imaginários em um livro. Lagoana é uma cidade nebulosa, úmida, habitada por almas quietas e pouco amigáveis. Porém, o clima obscuro não despertará somente a criatividade, mas também acordará seus fantasmas mais profundos.
Prestes a perder o controle sobre sua trama e sua mente, Verônica conhece um estrangeiro de sorriso cafajeste e olhos azuis e, desconfiada de suas intenções, ela guarda segredo quanto ao seu livro, mas não sabe que Liam também tem os seus.
Verônica nem desconfia, mas eles podem ser a chave para os mistérios que a rondaram durante toda sua vida. Assim, o lago negro de sua imaginação será, definitivamente, o estopim para toda sua loucura emergir. O que será que ele esconde no fundo de suas águas escuras?


Bom, o desafio deveria ser postado exclusivamente na página do grupo no Facebook, mas tomei a liberdade, após a autorização da organizadora, e o tornei uma postagem para o blog.


12234865_908269495910198_2652535220158593275_n

Desafio 3: A essa altura, todos sabemos que nossa protagonista adora rock e constantemente está ouvindo algo do gênero. Isso não é diferente com a nossa linda autora, Juliana Daglio. Além de adorar rock (apesar do rostinho de boneca... haha), Ju também tem as músicas como grande fonte de inspiração para escrever suas histórias. Acho que já deu pra sacar que a tarefa da vez envolve música, não é mesmo?!
Pois bem, o desafio de hoje consiste em:
SE O LAGO NEGRO FOSSE PARAR NAS TELONAS E VOCÊ FOSSE O RESPONSÁVEL POR ESCOLHER A TRILHA SONORA DESSE FILME, QUAIS MÚSICAS FARIAM PARTE DA SUA PLAYLIST?

Comente APENAS UMA VEZ, NO MÁXIMO, 5 músicas que estariam na sua trilha sonora.
As músicas não precisam ser somente rock, deixe seu coração te guiar e escolha as músicas que você mais considera a cara do livro.


Embora o enunciado do desafio diga que não necessariamente as músicas teriam que ser rock, a minha playlist ficou mais propensa a este estilo, então venha conhecer as cinco músicas elegidas como trilha sonora para o livro O Lago Negro. Os trechos de músicas apresentados foram traduzidos para que assim se possa perceber a ligação que vi entre as músicas e os personagens e cenários.
#SPOILERALERT: Pode conter menções a história do livro.


Musica #01 – Gentil Loucura – Skank


Explicação: Essa música casa perfeitamente com a personagem principal da obra, Verônica tem esta crise de identidade provocada por seus digamos acessos de loucura, mas tudo o que ela deseja é fugir deste inevitavel conceito, ser uma pessoa normal, se possivel: passear a sua loucura, gentilmente por aí.
Trecho Justificativo:
Deixe que eu respire o ar livre da rua
Sem parar pra discutir
Deixe que eu passeie minha loucura
Gentilmente por aí

Musica #02 – Broken – 12 Stones

 
Explicação: Essa seria a música de Enzo e Verônica, Broken significa “quebrado” é a assim que vejo o relacionamento dos dois, algo quebrado, mas em que Verônica dedica cada pedaço de si, em busca de uma solução.
Trecho Justificativo:
Porque eu estou quebrado
Eu sei que preciso de você agora
No fundo estou quebrado
Você vê o jeito que eu vivo agora
Eu sei que seu coração está partido
Quando eu me viro
Eu preciso ser quebrado
Leve a dor pra longe

Musica #03 – Talk – Coldplay

 
Explicação: Quando li o livro, essa música foi a que me veio à mente quando Liam começou a se entregar de corpo e alma a sua paixão por V. Ao “falar” sobre seu passado, suas dores e seus medos.
Trecho Justificativo:
Você está perdido ou incompleto?
Você se sente como um quebra cabeça
E não consegue achar sua peça perdida?
Me diga como se sente?
Bem, sinto que eles estão falando
Em uma língua que eu não falo
E eles estão falando comigo

Musica # 04 - Don't Stop Dancing – Creed

 
Explicação: Essa música casa direitinho tanto com Liam quanto com Verônica, pois fala de superação, deixar seu passado para trás, não viver apenas da dor de algo perdido, quebrado e sim dançar em busca de novo amanhã, de uma nova forma de ver o mundo.
Trecho Justificativo:
Estou me escondendo nas sombras?
Esqueça da dor e esqueça as tristezas
Mas eu sei que devo seguir em frente
Embora ferido, devo ser forte
Porque em mim eu sei que muitos sentem-se assim

Musica #05 – Lonely Day – System of a Down

 
Explicação: Para completar mais uma música sobre perdição, solidão e tristeza, para quem leu o livro, sabe que esta é quase que uma premissa na vida de Verônica, ela se sente sozinha, não se vê capaz de firmar amizades, e mesmo seu relacionamento com Enzo parece suportar sua introspecção. Além de tudo, é a solidão que leva a personagem a se fixar loucamente em Enzo.
Trecho Justificativo:
Um dia tão solitário
E é meu
O dia mais solitário da minha vida
E se você for
Eu quero ir com você
E se você morrer
Eu quero morrer com você

Bem é isso pessoal, e se você se interessou pelo livro, acesse este link e saiba como adquirir o seu exemplar.
Abraços e até a proxima.
http---signatures.mylivesignature.com-54492-348-8CDC41FCD38DF5750D599C05656C608C[3]

5 comentários:

  1. Julieltoooooooon!!!!! Vem aqui que eu quero te abraçar!!!
    Amo Don't Stop Dancing e Lonely Day!!! São músicas da playlist da minha vida! Rsrs

    Adorei essa postagem. Ficou sensacional, ainda mais com as suas justificativas pela escolha das músicas!!! Parabéns!!! =D

    Beijos!
    Café com Livro

    ResponderExcluir
  2. Genteeeee!!! Esse post era tudo o que eu precisava para sorrir hoje!
    Meu Deus, como é bom saber que alguém não só leu o livro, mas o sentiu, a ponto de conseguir ligar emoções à músicas.
    Sua playlist ficou maravilhosa, e eu vou adicioná-la a minha também.

    Garoto, como disse a Helena, ME ABRAÇAAAAAAAAAAAAAA!!!

    ResponderExcluir
  3. Gente!Assim como todos estou encantada com o blog,depois desta estou ainda mais curiosa pra ler!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Afffff. Julielton, me arrepiei toda com suas escolhas. Tirando "Gentil Loucura" que não conhecia, amo todas e "Lonely Day" é minha preferida. Adorei esse post e ainda bem que lhe autorizaram a fazê-lo. Ainda não tive a oportunidade de adquirir meu exemplar, mas e um livro que está em minha lista desde seu 1º post de divulgação.



    Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Nossa ficou show essa sua playlist, gostei muito das suas escolhas, parabéns!

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza