21 de set. de 2014

10 Seres Mitológicos mais Cotados na Literatura – Parte V


E Finalmente o ultimo post desse longo top 10 Criaturas Mitológicas na Literatura, depois de quase um mês o especial que deveria ser postado em dois dias se despede. Não antes de trazer a 1ª Posição dessa coletânea pra lá de assustadora.
Em primeiro lugar, uma das criaturas que sempre admirei na literatura, mas que nos últimos anos ganhou uma reformulada, e até mesmo um punhado de purpurina, isso mesmo, são eles, nossos amigos de presas e apetite por sangue, curtam então o texto que preparei.

1: ° Lugar: Vampiro
Chamados por diversos nomes, nossa criatura mais comum na literatura é conhecido pela maioria como vampiro. O nome vampiro vem do grego Vrykolakas, e suas lendas atravessam a cortina do tempo. Não se sabe ao certo de onde vieram, apenas que sua popularização iniciou na Europa no início do século XIX.
Entre suas inúmeras descrições, a mais comum diz que um vampiro, é um humano, que se alimenta da energia vital alheia, as mais comum em forma de sangue, outros utilizam de suas presas para sugar almas, juventude, beleza e afins.
Em épocas de completa escuridão humana, os vampiros eram vistos como mortos vivos que levantavam da tumba durante a noite e perseguiam suas vítimas em busca de sangue, e que após se alimentar passaria a ser humano novamente, com uma algumas exceções, a pele fria e o gosto por sangue.
Porém com a massiva criação literária abordando o tema, os vampiros passaram por uma lenta transformação de criaturas da noite assombrosas e perigosas, a lordes aristocratas, com postura vitoriana e trejeitos apurados a mocinhos de romance que andam no sol e preferem uma estaca no coração a deixarem sua amada ser morta.
Entre as diversas formas vampirescas pelo mundo podemos citar outras três criaturas que embora muito distintas dos vampiros, também tiveram sua origem nas lendas que criaram nossos famosos dentucinhos. Irei explorar alguns deles.


Aswang é uma criatura da mitologia das Filipinas, são descritos como monstros com asas e língua enorme, preta e flexível como seda. São conhecidos como uma combinação entre vampiro e bruxa e por tal razão quase sempre são do sexo feminismo, entre suas vítimas preferidas estão mulheres grávidas, com as quais usam a língua para remover os fetos.


Jiang Shi é o vampiro chinês, ele nasce quando a pessoa more com assuntos não resolvidos, ou em uma morte violenta e injusta. Com a pele pálida, garras e presas afiadas, não podem se mover direito e andam aos pulos quando perseguem suas vítimas e somente o faz ouvindo o som da respiração das vítimas assustadas. Sua maior diferença com os vampiros comuns, é que ela não suga sangue das vítimas e sim o seu chi ou ki, a essência vital levando a pessoa a morte.


Os Dampiros são naturais dos Balcãs e, é o resultado do romance entre uma mãe humana e um vampiro. Os ciganos dos Balcãs acreditavam que os vampiros após sua metamorfose voltavam a suas casas ou vilas em busca das mulheres que amaram em vida e com elas tinham relações sexuais conscientes ou não. O resultado seria uma criança hibrida do sexo masculino e que possuía a capacidade de detectar e destruir vampiros. Na Servia as crianças dampiras possuíam cabeças grandes e ausência de sombra. Já na Bulgaria essa espécie hibrida possui características peculiares, ausência de nariz, unhas e ossos, por isso possuem um corpo fofo e sempre estão cobertos de sujeira, além de possuírem rabo. Um dampiro conhecido é Blade do filme Blade o caçador de vampiros.





O Nachzehrer é o vampiro alemão, e possuem além das características próprias aos vampiros, a aparência de zumbis. São criados ao acaso, geralmente após o suicídio ou morte acidental, não bebem sangue, e sim a carne de suas vítimas, diz a lenda que um Nachzehrer devora a si próprio e os membros de sua família ainda durante o velório.  


Shtriga. Esse ser pertencente ao folclore da Albânia, é descrito como uma mulher de preto e de rosto desfigurado, é considerada uma vampira por viver da energia vital de suas presas, as quais geralmente são crianças, por essa razão são sempre comparadas ao Bicho Papão ou o Monstro do Armário, embora esses dois sejam diferentes da Shtiga.
A Shtriga sente repulsa pelo sangue humano e após sugar a energia das crianças e consequentemente seu sangue, ela o regurgita na floresta.


Strigois são criaturas do folclore romeno, são descritos como humanos vivos ou almas penadas que possuem a capacidade de se transformar em animais, além do poder da invisibilidade, e possuem dois corações, geralmente são ruivos e de olhos azuis quando utilizam a forma humana. Esses vampiros são imortais e diferente dos seus parentes europeus não morem por bala de prata, alho ou estaca de madeira.
Segundo a mitologia romena a três tipos de Strigoi, a Strigoaica, a forma feminina do Strigoi, além do Strigoi Viu, uma bruxa vampírica viva e o Strigoi Mort, um vampiro morto (morto-vivo).


  
Na literatura os vampiros vem a décadas agitando as páginas dos livros, e são sem sombra de dúvidas as criaturas mitológicas mais adotadas pelos autores, tornando-se responsáveis por bilhões de dólares provenientes das publicações lançadas no mundo todo. Sendo que em sua maioria os livros que os trazem como personagens protagonistas partes de series inteiras dedicadas quase que exclusivamente aos mortos vivos de pele pálida e sede por sangue.
Como não consegui escolher apenas três livros sobre vampiros entre as milhares de publicações existentes, resolvi nesta postagem inovar e abordar cada série, livro ou trilogia como um todo, sem escolher um personagem X.
Sendo assim segue agora, a compilação dos dez livros mais conhecidos sobre vampiros.


Série Irmandade da Adaga Negra de Jessica Rowley Pell Bird sobre o pseudônimo de J. R. Ward. Com treze livros publicados no exterior e doze publicados no Brasil, sendo O Rei a publicação deste ano, a serie narra as aventuras de um grupo de seis guerreiros habitantes da cidade de Caldwell, Nova York, e que lutam para proteger sua raça vampírica contra os seus carrascos, também chamados de lessers (redutores). Permeado de cenas de sexo, romantismo, lutas, voyeurismos, e sexy a peal cada livro da série narra as aventuras de um dos guerreiros.


Série Academia de Vampiros de Richelle Mead. Com seis livros publicados, e uma adaptação cinematográfica, a série narra a saga de Rose uma dhampir (mestiça de vampiro e humano) e o seu dever de guardar e proteger a princesa moroi (vampira) Lissa Dragomir dos inimigos mortais os Strigoi (vampiros mortos, vampiros corrompidos). Diferente dos demais, a história da série passasse quase que exclusivamente na escola São Vladimir, onde Rose Hathaway estuda para se tornar uma guardiã e Lissa para assumir seu posto como monarca. A escola ou academia, se parece em muito com as escolas típicas que vemos em filmes Disney, onde uma hierarquia fútil se desenvolveu entre os estudantes e, é dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros.


Série The Southern Vampire Mysteries ou As Crônicas de Sookie Stackhouse ou ainda True Blood da autora Charlaine Harris. Possui trezes livros lançados e a famosa adaptação para a televisão True Blood série que teve sua finalização no mês passado com sete temporadas exibidas. A série aborda o cotidiano dos vampiros após se revelarem para o mundo, isso ocorreu após japoneses conseguirem produzir um sangue sintético e que substitui o uso de sangue humano como fonte de alimentação pelos sanguessugas. Além dos famosos e pálidos vampiros a série apresenta outras criaturas mitológicas, como foi apresentado em uma outra postagem, existem lobisomens, shapshifters (metamorfose), bruxas, fadas, panteras e outros. A história é narrada por Sookie Stackhouse, a garota telepata que se apaixona pelo Vampiro Bill.


Série The Vampire Diaries, ou Diários de Um Vampiro da autora L. J. Smith. São ao todo oito livros, divididos em uma quadrilogia e uma trilogia. Há também outras duas trilogias não escritas por L. J. Smith, a trilogia Os Caçadores escrito por um Ghost Writer e a trilogia The Salvation escrita por Aubrey Clark. Por fim a também três contos escritos pela autora: Primeiro Encontro, Depois do Expediente, e Blood Will Tell.
Bem diferente da série de TV. Os livros de L. J. Smith narra as aventuras amorosas de Elena Gilbert na pequena cidade de Fell”s Church, onde vive com a irmã Margaret e a tia Judith. A vida de Elena é pacata e simples, órfã e abalada com a perda dos pais, tem nas amigas Meredith e Bonnie o consolo para a tristeza, até o dia que um rapaz novo chega a sua escola, trata-se de Stefan Salvatore. Nesse ínterim surge Damon Salvatore irmão mais velho de Stefan e com o qual tem um desentendimento devido amarem no passado uma mesma mulher Katherine. Agora os dois irmãos irão disputar o amor de Elena.
Skoob dos Livros publicados: Quadrilogia Diários do Vampiro: O Despertar, O Confronto, A Fúria e Reunião Sombria, Trilogia O Retorno: Anoitecer, Almas Sombrias e Meia-Noite.


Série Despertar dos Vampiros dos autores Ben Jeapes e Helen Hart sob o pseudônimo de Sebastian Rook. São ao todo seis livros, sendo os três primeiros de autoria de Ben Jeapes e os três últimos de Helen Hart. A série narra as aventuras de Jack Harkett, Benedict Cole e Emily Cole nos anos de 1850 e seu enfrentamento com uma praga jamais vista, uma doença que deixa suas vítimas sem sangue, os três amigos atravessam meio mundo para exterminar aqueles que causam a misteriosa doença, os vampiros, verdadeiros morcegos assassinos, vindos de algum lugar do México.
Skoob dos Livros publicados: Londres, Paris, México, Rebelião


Livro Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros do autor Seth Grahame-Smith. Narra a vida do ex-presidente dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln um jovem garoto que inicia sua peregrinação pelo pais em 1818. Após perder sua mãe vítima de um vampiro Abe parte em busca de aprendizado e treinamento, munido apenas de coragem e uma machadinha o jovem Abe alto por natureza traça um plano de vingança que culminara com sua ascensão a Casa Branca. Na visão de Seth vemos Abe Lincoln liderando os norte-americanos na Guerra de Secessão entre norte e sul, mas que na verdade tratava-se de uma batalha entre humanos e vampiros. O livro foi adaptado para o cinema.


Série Crônicas Vampirescas da autora Anne Rice. Em um total de dez livros, Rice narra a história dos vampiros Lestat, Louis, Armand, Marius, Magnus e outros, três livros foram adaptados para o cinema, Entrevista com o Vampiro em 1994 e O Vampiro Lestat juntamente com A Rainha dos Condenados em 2002 com o filme Akasha A Rainha dos Condenados, rumores apontam para a continuação dos filmes para o ano de 2015 pela Universal Pictures que adquiriu os direitos de todos os livros publicados e do ainda não publicado Príncipe Lestat que será lançado em outubro nos EUA.


Série Os Sete do autor brasileiro André Vianco. A série, aborda a descoberta de Tiago, Cesar e Olavo que encontram uma caravela naufragada no litoral do Rio Grande do Sul, dentro dessa caravela havia uma caixa de prata grafada por diversas advertências para não abrir a caixa, porem o Departamento de História da Universidade de Porto Alegre decide abrir a caixa para estudar os corpos que ali devem existir, porém o que a dentro da caixa são sete vampiros do Rio D’Ouro Portugal. Os vampiros despertados são Inverno, Acordador, Tempestade, Lobo, Espelho, Gentil e Sétimo. Todos dotados de poderes sobrenaturais como vida eterna, força, e velocidade sobre-humana.
Após a conclusão da duologia e publicação da trilogia O Turno da Noite, André ainda acrescentou a série a duologia Vampiros do Rio Douro. É comum ver personagens e cenários de outros livros de André Vianco surgindo em meio as suas novas histórias, por tal razão é difícil estabelecer quais livros realmente fazem parte da série, alguns incluem apenas os dois primeiros, outros incluem a trilogia Turno da Noite e outros ainda incluem outros livros do autor.
O autor em seu blog cita como pertencentes a Saga Os Sete, os livros: Os Sete, Sétimo, O Senhor da Chuva e a trilogia O Turno da Noite. Lembrando que o autor ainda escreveu outros três livros para a Saga O Vampiro-Rei.


Série Crepúsculo da autora Stephenie Meyer. Jamais pensei que escreveria sobre tal livro, mas é certo que essa história é atualmente a mais conhecida referente aos vampiros. Contando com quatro livros publicados, a série aborda o romance de Isabella Swan com o vampiro centenário Edward Cullen. Ainda a participação de lobisomens e vampiros obcecados por caçadas sanguinárias, tudo isso acontecendo na cidadezinha de Forks no interior de Washington.


Livro Drácula do autor Bram Stoker. O livro de Stoker apresenta o excêntrico conde Drácula proprietário de castelo na Transilvânia, onde recebe o jovem Jonathan Harker um solicitador. Harker acaba prisioneiro de Drácula e somente após longas analises começa a suspeitar daquele que julgava até então seu anfitrião. Quando Drácula viaja a Londres e Harker fica à mercê de suas três carcereiras ele habilmente foge e vai de encontro a sua noiva Mina. Muita coisa acontece e até mesmo o célebre professor Abraham Van Helsing, famoso por suas práticas contra vampiros aparece na história e leva a destruição dos planos e castelo de Drácula.
Skoob do Livro: Drácula.


Bem pessoal esse foi o especial 10 CRIATURAS MITOLÓGICAS MAIS COTADAS NA LITERATURA, com um atraso significante, mas enfim concluído, espero que gostem e por favor, não esqueça de deixar seu comentário, seja sincero se gosto diga se não gostou diga também, assim saberei onde melhorar.

4 comentários:

  1. Atualmente os vampiros tem perdido sua essência, mas eu gosto do ser mitológico, principalmente os clássicos. Os que brilham no sol eu dispenso.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, os vampiros purpurinados nunca me atraíram, porém acho a ideia da Stephenie Meyer boa, se ela tivesse trabalhado os vampiros em sua essência os livros seriam sucesso entre todos sem exceção.

      Excluir
  2. Oi Julielton!! Amo vampiros, sejam eles "bonzinhos" ou "mauzinhos". Das obras que você citou, já li quase todos da Irmandade da Adaga Negra (que amo de paixão) e Crepúsculo (outro queridinho). Não li o Livro Drácula de Bram Stoker, mas assisti tantas vezes ao filme na minha adolescência que aprendi todas as falas. Outro filme pelo qual era apaixonada era Entrevista com o Vampiro, estou aguardando ansiosamente as novas adaptações cinematográficas das obras da Anne Rice. Não li Academia de Vampiros, mas estou acompanhando a série Bloodlines da mesma autora. Atualmente também acompanho a série Série Midnight Breed da Lara Adrian. Mas o último livro de vampiros que li e pirei foi "Fortaleza Negra" da brasileira Kel Costa, você conhece? Fiz a resenha lá no blog, depois dá uma olhadinha, o livro é incrível. Quando começo a falar de vampiros não paro mais, adorei o post!!!
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço o livro da Kel Costa e com certeza irei ler sua resenha, quem sabe não volto a ler livros sobre vampiros, ultimamente tenho preferido eles apenas nas series de tv.

      Excluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza