18 de set. de 2014

Maratona Brasuca - O Fim


E finalmente acabou a Maratona Literária organizada pelos blogs Livros de FantasiaPor Essas Páginas, Dragonmount BooksSobre Mim e Meu MundoDesarranjo Cerebral e Os Romances de Dona Caroline.
A Maratona Brasuca foi a primeira maratona literária que participei, e mesmo com todos os meus afazeres, eu consegui atingir sessenta por cento do que me propus ler.
Nas postagens anteriores, divulguei o andamento da maratona, essa postagem deveria ter sido publicada no dia 14 de setembro, data limite da maratona, mas como ando muito ocupado e também fiquei doente, acabei adiando o inevitável.
Eu havia imposto alguns livros e e-books para ler, e como disse na postagem anterior, os dois necessários para a participação da maratona o livro físico e o ebook haviam sido finalizados.

Além do Livro físico: Nômade – Carlos Orsi Marinho e do Ebook: Livro Fantasma – Mara Regina, li também os livros:  Mediador e o Mistério da Ceifa – Bruna Figueira e Palavras... Minhas Alma e Espada – Elder Prates. Todos os livros e ebooks lidos serão resenhados pelo blog.


Assim como nos outros dias, os blogs participantes criaram desafios diários para os participantes, e os últimos três desafios foram:

Desafio Diário #04 – Blog Os Romances de Dona Caroline
O desafio consistia em escolher entre cinco livros escolhidos pelo blog e reescrever a sinopse de forma divertida e engraçada. É claro que participei e escolhi para reescrever a sinopse do livro Incidente em Antares do autor Erico Verissimo. Abaixo confira a sinopse original e a que escrevi para o desafio.

Sinopse Original: Em dezembro de 1963, uma sexta-feira 13, a matriarca Quitéria Campolargo arregala os olhos em sua tumba, imaginando estar frente a frente com o Criador. Mas logo descobre que está do lado de fora do cemitério da cidade de Antares, junto com outros seis cadáveres, mortos-vivos como ela, todos insepultos.
Uma greve geral na cidade, à qual até os coveiros aderiram, impede o enterro dos mortos. Que fazer? Os distintos defuntos, já em putrefação, resolvem reivindicar o direito de serem enterrados - do contrário, ameaçam assombrar a cidade. Seguem pelas ruas e casas, descobrindo vilanias e denunciando mazelas. O mau cheiro exalado por seus corpos espelha a podridão moral que ronda a cidade.

Sinopse escrita por mim: Dezembro de 1963, sexta-feira 13, o jornal A Voz de Antares revela: “Incidente em Antares: Zumbis aderem à greve geral em apoio a coveiros mal pagos”.
Liderados por dona Quitéria Campolargo, um grupo de seis mortos-vivos insepultos causam horror e baderna na cidade. Em entrevista ao jornal dona Quitéria afirma estar abobalhada com tanta roubalheira do Prefeito.
Caindo aos pedaços e com um futum de lascar, os zumbis unidos em prol de uma causa maior, começaram uma missão horripilante, cutucando o passado dos moradores da cidade e esparramando fofocas e intrigas, os zumbis esperam chamar a atenção do Sr. Prefeito para a podridão moral que ronda a cidade, na esperança que tanto os coveiros como eles próprios alcancem seus objetivos.

Desafio Diário #05 – Blog Dragon Mount Books
O quinto desafio proposto pelo blog era descobrir quais os vinte títulos de livros nacionais e estrangeiros era representada pelo conjunto de emojis.
Confesso que este foi o segundo desafio mais difícil de toda a maratona, perdendo apenas para o 2048 do primeiro dia. Eu mesmo acertei apenas doze dos vinte livros criptografados. Abaixo veja a lista criada pelo blog e a resposta correta.

Emojis a serem traduzidos

 Respostas


Desafio Diário #06 – Blog Sobre Mim e Meu Mundo 
O último desafio meu causou dor de cabeça, e consistia em encontrar dez nomes em um caça-palavras enormes, entre os dez nomes havia títulos de livros e nomes de autores e confesso que levei duas horas para finaliza-lo, infelizmente uma hora depois da primeira pessoa.



E por fim, devo dizer que não ganhei nenhum dos desafios, mas a esperança ainda não acabou, a o grande Sorteio do Mega Kit Maratona Brasuca, que deve findar-se na próxima semana, este último desafio, é aberto apenas para as pessoas que conseguiram finalizar três dos seis desafios propostos anteriormente. Eu é claro, participo.
Espero poder vencer, e se isso ocorrer, venho avisa-los aqui.
Adorei participar do desafio, pois pude agilizar minha leitura e li os autores nacionais preteridos na minha estante, e devo dizer descobri que autores nacionais são tão ou mais capazes que os estrangeiros.

Um destaque maior a Bruna Figueira com o livro Mediador – O mistério da Ceifa, adorei esse livro e estou ansioso pelo segundo livro da série, recomendo a todos que leiam este livro, gostando ou não de ficção envolvendo anjos, tenho certeza que não irão se arrepender.

2 comentários:

  1. Que lindo isso!!!

    Sou apaixonada por literatura nacional!! Apoio muito e há muito tempo!!

    Claro que leio outros também, mas dou muito valor às nossas preciosidades de casa!!

    Adorei!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa maratona, muito boa.
    A literatura nacional merece nosso total apoio.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza