3 de out. de 2015

Livro #32 – O Mágico de Oz de L. Frank Baum


OzNome: O Mágico de Oz (A história que inspirou o filme Oz:mágico e poderoso)
Autor: L. Frank Baum
Preço de Capa: R$ 11,61 até R$ 19,95
ISBN-13: 9788579303753
ISBN-10: 8579303753
Ano: 2013 / Páginas: 159
Idioma: português
Editora:
Universo dos Livros
Nota no Skoob: 4.2
Sinopse: Era um dia normal na vida da pequena Dorothy, em uma região rural dos Estados Unidos,até que, em meio à confusão de um tornado,ela é transportada para um mundo estranho e mágico, habitado por seres fantásticos e dominado por bruxas más a Leste e a Oeste.
Nesse mundo, a garota faz amigos muito especiais: O Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde. Juntos, eles partem em busca da única pessoa que poderá ajudar Dorothy a voltar para casa: o poderoso e misterioso mágico de oz.
Mas, para isso, eles terão que enfrentar diversos perigos e, acima de tudo, encarar seus próprios medos, que só poderão ser superados por meio da esperança.

Resenha:

O Mágico de Oz é um livro conhecido no mundo todo, e faz parte do universo da literatura infantil, contudo, todos aqueles que o leram pelo menos uma vez na vida percebeu que Oz não é um mundo exclusivamente infantil, Baum criou todo um universo que acolhe tanto crianças como adultos.

O Mágico de Oz primeiro livro das aventuras na Terra de Oz (ao todo são quatorze livros baseados em Oz e seus personagens) é um encanto literário permeado por alegorias, trazendo diversas lições de moral uteis tanto na época em que foi escrito como atualmente.

Ao descrever Dorothy como uma órfã vivendo com os tios, um casal triste e cinzento, Baum relaciona a vida da garota, a melancolia e solidão que muitas pessoas se auto infligiam na época, ou mesmo, o destino trágico dos órfãos nas instituições de acolhimento.

Dorothy é levada a Oz após um tornado arrancar sua casa do lugar, ela vê o Kansas sendo deixado para traz e ao aterrissar em Oz acaba matando a bruxa má, e conhecendo Glinda a bruxa boa, para muitos estudiosos da obra, esta passagem se refere a busca por mudanças ou ainda o efeito que a ajuda de um adulto bem intencionado pode causar na vida de uma criança abandonada.

É claro, que muitos não veem nada disso, e o que enxergam na história é apenas isso uma história bonitinha sobre casualidades, mas se o leitor se atentar aos acontecimentos que seguem Dorothy perceberá que Baum pode sim ter escrito um livro infantil, mas que este está permeado por alusões a superação e crescimento pessoal, como é o caso dos três amigos de Dorothy, o espantalho, o homem de lata e o leão covarde, todos buscam superar uma deficiência, mas o que realmente representam é superação dos limites, além de sentimentos nobres como a bondade, a coragem e a inteligência.

Outras alegorias são encontradas no livro, mas como isto aqui deveria ser uma resenha, vou deixar que a curiosidade de vocês procurem conhecer mais sobre o gigantesco significado por trás de O Mágico de Oz.

O livro de Baum é um fenômeno mundial, não por causa de sua extensiva lista de personagens, pelo contrário, são poucos os que se destacam na história, mas cada um destes o faz em primazia, revelando características únicas e nos fazendo pensar em sua principal lição: “nós somos maiores do que a nossa própria visão e que as vezes nós mesmos nos subestimamos”.

No Brasil, Oz já foi publicado por quase todas as editoras aqui existentes, porém a versão que possuo é a da Universo dos Livros, embora a capa desta edição não seja tão chamativa como outras tantas por ai, a editora caprichou na edição, margens extensas, fonte e espaçamento com tamanhos confortáveis para a leitura. A revisão também é adequada não revelando nenhum erro de digitação, tradução ou concordância.

Recomendo o livro da Universo dos Livros, ou melhor, recomendo O Mágico de Oz para todos os leitores que desejam e gostam de ler fantasia, e que esperam de um livro enriquecimento moral e intelectual.

http---signatures.mylivesignature.com-54492-348-8CDC41FCD38DF5750D599C05656C608C

2 comentários:

  1. Nossa Julielton, este livro junto a resenha foi uma bela surpresa.
    Pode acreditar, mas só vi 1 vez o filme em minha vida e não li nada sobre ele, nem imaginava que possuía 14 livros para descrevê-los, esta foi uma bela surpresa; sem contar que pude voltar um pouco na historia.

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Oii!!
    Sou fã de O mágico de Oz, mas nunca tinha lido esse livro. Mesmo sendo uma história que a maioria conhece, é um daqueles que vale a pena ter na estante pois os livros infantis sempre nos ensinam tanta coisa.
    Bjo e sucesso!

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza