30 de out. de 2015

A Influência Japonesa nos videogames – Parte V [HIKKIKOMORI]

Hikikomori/NEET

Os dois termos são utilizados para exemplificar bem como os videogames são cultuados no Japão, o primeiro legalmente japonês era comumente usado para descrever pessoas que mudavam para o campo após a aposentadoria, porém atualmente hikikomori é o termo usado para descrever jovens entre 15 e 39 anos que se isolam completamente da sociedade.

Os Hikikomoris evitam o contato com outras pessoas e geralmente são dependentes dos pais, já que não trabalham, estudam ou façam qualquer coisa fora de seus quartos, o fenômeno é presente em um de cada quarenta lares japoneses, e geralmente é comum em jovens otakus, garotos e garotas que se isolam do mundo para se dedicar a alguma das mídias nerds (manga, anime, videogames). Aqueles casos extremos que comumente vemos na TV de jovens morrendo após horas de jogos de videogame, são hikikomoris, como tal acabam por esquecer da realidade e se afundar em maratonas ininterruptas de jogos, esquecendo de comer, dormir e até mesmo de ir ao banheiro.

O termo NEET é uma classificação do governo inglês, que acabou sendo adotada no Japão e significa Not currently engaged in Employment, Education or Training - Atualmente sem Emprego, Educação (não é estudante) e Treinamento (estágio) e compreende jovens entre 15 e 34 anos.

Nem todo NEET é um hikikomori, mas todo hikikomori é um NEET.

Para se ter uma ideia de como é comum o isolamento juvenil, empresas farmacêuticas buscam desenvolver as pílulas para gamers, remédios formulados para fornecer vitaminas para jogadores que passam horas jogando. Uma das mais novas versões destas pílulas é a Game Suppli produzida pelo grupo Kyowa-Yakuhin, a pílula possui duas versões a Blueberry e a DHA (a primeira oferece nutrientes para hidratação ocular e a segunda é focada na concentração, dois elementos indispensáveis para o gamer).

1427026919247

Os hikikomoris são famosos no Japão e sempre aparecem em produções baseadas neste grupo tão especifico da sociedade, um exemplo é Shintaro Kisaragi do anime MekakuCity Actors, o jovem de dezoito anos com um QI altíssimo mas que se isolou da sociedade para se dedicar aos jogos de computadores.

Bem pessoal, este foi a última parte do especial Japão deste mês, espero que tenham gostado e por favor deixem seu comentário.

http---signatures.mylivesignature.com-54492-348-8CDC41FCD38DF5750D599C05656C608C

1 comentários:

  1. Serio Julielton, chega a ser assustador ver que muuuuutos jovens se isolam de tudo por games; considero uma doença igual aos viciados em celares ou internet (não conseguem, passam mal se ficarem sem). Gostei de conhecer mais sobre essa cultura.
    Espero que volte com mais em breve.

    Bjss

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza