15 de set de 2015

Literatura em Movimento: Tema de Setembro

 

Eaê pessoas do meu Brasil varonil, setembro já esta na metade, mais ainda da tempo de postar o tema do Projeto Blogagem Coletiva: Literatura em Movimento.

E este mês estamos com algumas novidades.

Para quem não sabe, o Literatura em Movimento é um projeto de blogagem coletiva organizado pelos blogs Café com Livro, da Helena Dias, Da Literatura, da Ana Karina, e Sacudindo as Palavras , da Denise Valente.
Este projeto já está em andamento há alguns meses e atualmente temos mais de 40 participantes no grupo do Facebook. Caso você queira saber de maiores detalhes, clique aqui.

Para este mês, nós não temos apenas um tema, mas TRÊS!

6

Isso mesmo, gente... A partir desse mês de setembro, iremos sempre dar 3 sugestões de temas e você poderá publicar o assunto que se identificar mais, ok? Além disso, caso você queira sugerir algum tema para o projeto, poderá fazer isso através desse formulário aqui.

Sem mais delongas, vamos ao tema do mês!!!


1 – TOP 5 LIVROS NACIONAIS QUE VOCÊ PRECISA LER
.
Aproveitando o clima da Bienal do Livro e a comemoração da Independência do Brasil, você deverá escolher 5 livros nacionais que foram marcantes para você e explicar o motivo. A ideia é convencer as pessoas de que os livros são bons mesmo, ok?
*Sugestão elaborada por Nuccia De Cicco, do blog As 1001 Nuccias.

2 – POR QUE MOTIVO EU AMO O MEU PAÍS?
.
Mesmo que não andemos de verde e amarelo e cantando o Hino Nacional Brasileiro por aí, sempre existe algum aspecto de nosso país que realmente nos orgulha, seja a literatura, a linguagem, a dança, a culinária, a paisagem, o cinema, o povo etc. Então, você deverá pensar quais são os aspectos que lhe fazem amar o nosso país e dizer para nós os motivos desse amor!

*Sugestão elaborada por Camila Villalba, do blog The Nerd Bubble.

3 – QUE PERSONAGEM DA LITERATURA VOCÊ CONSIDERA TIPICAMENTE BRASILEIRO?
.

O brasileiro pode ser caracterizado por inúmeros traços de personalidade e de comportamento. Somos uma nação com múltiplas culturas, no entanto, cada um de nós contribui com a sua história individual para formar as diversas características do nosso povo. Pensando nisso, você deverá escolher um personagem (Pode ser mais! No máximo 3 personagens, ok?) cujo traço de personalidade pode representar um brasileiro típico. Dê preferência para personagens da nossa literatura, mas não é obrigatório, talvez algum personagem de literatura estrangeira sirva para exemplificar o que você quer dizer. Não esqueça de explicar os motivos da sua escolha!

As regras de publicação continuam as mesmas, ok?
.
Data de publicação dos textos
Os textos deverão ser postados entre os dias 16 e 25 de setembro.
.
O que acharam dos temas apresentados? E você, leitor, o que escolheria para representar e homenagear o nosso país nesse mês comemorativo? Compartilhe as suas ideias aqui nos comentários. ;)

Não deixem de acompanhar os textos incríveis do Literatura em Movimento.

http---signatures.mylivesignature.com-54492-348-8CDC41FCD38DF5750D599C05656C608C


1 comentários:

  1. Oi Julielton.
    Para falar a verdade, eu não me lembro dos nacionais (brincadeira), mas posso destacar os que gosto: 'Infância Roubada"; "Vida e Paixão de Pandonar, o Cruel" e "O Fantastico Misterio de Feiurinha" (cada um tem um motivo especial).
    Amo o Brasil por se um pais muitoooo acolhedor e não negar nossa preocupações com os outros, independentes de nossos problemas.
    Agora, um personagem brasileiro, este não vem a minha memoria por agora.

    Bjss

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza