15 de fev. de 2016

Livro #45: A Seleção por Kiera Cass

aselecaopromo
A Seleção primeiro livro da trilogia escrita por Kiera Cass, um romance distópico ou quase isso, publicado pela Editora Seguinte, selo jovem da Editora Companhia das Letras.
A primeira vez que li sobre este livro, ou melhor sobre a trilogia que hoje podemos chamar de série, eu pensei que nunca na vida leria algo assim, a resenha que li era aguada demais, romântica demais e para mim era somente mais um livro de menininha que gostaria de passar longe (sim, já fui preconceituoso literário) porém, já a seis meses que venho buscando quebrar estes preconceitos idiotas, e ler um livro como A Seleção era o passo seguinte.

Optei por ele por se tratar de uma distopia, havia lido em alguns lugares que se tratava de uma espécie de Jogos Vorazes light, onde havia menos ação e mais romance, acredito que quem comparou os dois livros estava bêbado quando disse isto. Não há qualquer semelhança, exceto talvez o pais distópico de Illéia, pelas poucas pistas deixadas por Kiera, e uma delas é o nome da protagonista se basear no país lutador, Illéia seria uma espécie de união dos países norte-americanos centrados é claro nos Estados Unidos da América. Após uma guerra contra a China um líder nasceu e com ele o novo país de Illéia, governado por reis.
A história se passa muito tempo após a guerra, é focada quase que exclusivamente no processo de Seleção de uma noiva para o príncipe Maxon, que acaba de completar dezoito anos. Embora, tenha todo um contexto distópico a história para por ai, e mesmo as semelhanças com Jogos Vorazes exista, não há nada da trama citada em A Seleção, o que se assemelha com a história de Katniss, é a divisão em classes numéricas, em A Seleção, o povo é distribuído em regiões, porém, em quase todas a indivíduos pertencentes as oito classes sociais, sendo a oitava a mais pobre e desafortunada e a um a classe real, uma leve semelhança com os Treze distritos e a Capital de Jogos Vorazes.
Aqui as participantes do quase Reality Show não disputam um prêmio em dinheiro como no BBB e não lutam pela vida como em Jogos Vorazes, porém, assim uma disputa por um prêmio almejado por qualquer uma das classes, a coroa e o coração do jovem príncipe Maxon.
A história basicamente gira em torno do evento que escolherá a nova princesa, porém é quase que exclusivamente protagonizada pelo triangulo amoroso integrado por América, Maxon e Aspen. A primeira uma cinco, classe dos artistas, cantora, batalhadora e humilde jovem que sonha com uma vida feliz ao lado do homem que ama, Aspen. Um seis que batalha diariamente para dar uma boa vida para a mãe e os irmãos e que se sente inferior a América e acha que não merecer ser amado por alguém como ela, uma quatro.
E por fim, Maxon o príncipe que se encanta com o jeito espontâneo e espalhafatoso de América, e que acaba elegendo-a como sua favorita, a futura membro de A Elite.
Embora tenha sido jogada no concurso, ao ser forçada primeiramente pela mãe e depois pelo próprio namorado América acaba se acostumando com a vida no palácio e se vê diante de uma difícil escolha, o amor medroso de Aspen ou o amor galanteador de Maxon.
Trata-se de uma trama a estilo Cinderela, onde quem procura calçar o sapatinho de cristal não é o príncipe e sim suas possíveis princesas, são elas que tem que se destacar para acabar usando o sapato de cristal que é o coração do príncipe.
É uma trama adolescente sem dúvida, porém divertidíssima, onde até os momentos de terror e medo te tiram risos e gargalhadas, é uma leitura leve e de fácil execução, coisa de algumas horas.
Sobre a aparência física do livro, gostei das escolhas da Editora Seguinte para o papel branco e a fonte, além da capa elegante e dos detalhes com contornos da coroa antes de cada capitulo. Embora meu exemplar se trate de uma versão econômica isto de nada impede que a leitura se torne agradável.
Recomendo a leitura a qualquer pessoa que goste de acompanhar um romance adolescente carregado de humor e duvidas, dou-lhe uma nota 4 de 5.
4[3] Sobre o Livro by Skoob
Título: A Seleção # 1
Série: A Seleção
Autora: Kiera Cass
Preço de Capa: R$ 19,30 até R$ 28,41
ISBN-13: 9788565765015
ISBN-10: 8565765016
Ano: 2012 / Páginas: 368
Idioma: português
Editora: Seguinte
Sinopse: Para trinta e cinco garotas, A Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, estar entre as selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que ama, abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer e viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que nunca tinha ousado imaginar.
Nota no Skoob: 4.5

Sobre a Autora by Skoob
Gêneros: Young Adult, Romance | Nascimento: 19/05/1981 | Local: EUA - Carolina do Sul
Quando terminou o ensino médio, sua ambição era o teatro, e foi para Coastal Carolina University, se formando em Teatro Musical. Depois foi para Radford University e mudou para Música. Então Comunicação. Em seguida, História. Acabou estabelecendo-se em História, mas mudou-se para Blacksburg, casou teve filhos. Depois disso, tornou-se dona de casa para ficar em casa com os filhos.
Em 2007, abalada por uma tragédia local, tentou um monte de coisas para se recompor, resultando em se sentar para escrever uma história onde o seu personagem teve que lidar com seus problemas. Escrever lhe ajudou a lidar com todas as coisas que estava sentindo. Acabou por não terminar essa história, porque começou a escrever The Siren. Depois de adquirido o hábito de escrever, teve muitas ideias, incluindo The Selection e um punhado de outras que estão esperando sua vez.

Atualmente vive em Blacksburg, VA, com seu marido e filhos.
Nota no Skoob: 4.8


http---signatures.mylivesignature.com-54492-348-8CDC41FCD38DF5750D599C05656C608C[3]

1 comentários:

  1. Eu ja li os três primeiros livros da seleção, e li todos em questão de uma semana!!!
    Adorei a trama, é leve, e apesar do romance é muito engraçado hahaha
    Acredito que existem semelhanças no formato do livro com jogos vorazes, por exemplo, acontece após uma destruição dos US, tem suas divisões, mas nada que passe disso, para mim são histórias que apresentam tramas bem diferentes.
    Parabéns pela resenha, adorei!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza