5 de nov. de 2015

[Literatura em Movimento] Tema de Novembro – Gente Que Quer Mudar o Mundo

Olá, pessoal!!!

Já estamos em NOVEMBROOOOO!!!! E, como sempre, mais uma edição do Literatura em Movimento vai iniciar..OMG_zpsfd54e805

.Bom, para quem ainda não conhece, Literatura em Movimento é um projeto de blogagem coletiva organizado pelos blogs Café com Livro, da Helena Dias, Da Literatura, da Ana Karina e Sacudindo as Palavras, da Denise Valente. Caso você queira saber de maiores detalhes, clique aqui.

Há alguns meses damos 3 sugestões de temas , pois acreditamos que dessa forma cada participante pode escolher o que ele mais se identifica: um ou dois ou os três.

11696748_904936812910133_826692693_n

Então, vamos conhecer os temas do mês? .  .

TEMA 1 - VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Aproveitando o clima do ENEM, a proposta de redação desse concurso e as constantes notícias relacionadas à violência sexual contra as mulheres, queremos debater esse assunto tão importante e bastante polêmico aqui no Literatura em Movimento. Neste ano, a capa da revista Superinteressante do mês de junho e algumas pesquisas realizadas por institutos como o Ipea apontavam que ainda o brasileiro costuma culpar a vítima da agressão, como se a mulher, seja por seu comportamento seja por sua vestimenta, estivesse provocando uma situação propícia para violência – física ou verbal. Outras questões importantes que afligem a mulher são os menores salários, a pouca representatividade política e o medo constante de serem assediadas ou abusadas. Então, vamos refletir: por que, em pleno 2015, o machismo persiste em nossa sociedade?.

TEMA 2 - QUAL É O PIOR TIPO DE PRECONCEITO?

Dia 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra e, geralmente, há um trabalho de valorização da cultura negra no Brasil, além de diversos debates sobre o preconceito racial. No mundo todo, implantam-se e vigoram políticas mais efetivas contra o preconceito e, geralmente, esse é punido com rigor. No entanto, sabemos que ainda existem muitas formas de discriminação em nossa sociedade, desde o preconceito contra os que não correspondem padrões estéticos veiculados pela mídia até os preconceitos religiosos, sociais, sexuais e muitos outros. Então, mostre o seu repúdio a qualquer forma de discriminação! Aponte um (ou mais) tipo de preconceito que você considera como o pior de todos, reflita sobre alguma situação preconceituosa que lhe fez refletir sobre, ou apenas discorra sobre o assunto. A ideia aqui é mostrar os aspectos negativos da discriminação, refletir e, principalmente, tirar algum ensinamento a partir das situações de preconceito que enfrentamos no nosso dia-a-dia.

.TEMA 3 - GENTILEZA GERA GENTILEZA

O dia 13 de novembro é considerado o Dia Mundial da Gentileza e pensamos em falar um pouco sobre como podemos tornar esse mundo tão violento e preconceituoso um lugar melhor. Para tanto, vamos falar de gentileza? Aprender a ser gentil tem a ver com o desejo de contribuir para um mundo mais humano e eficiente para todos. Ser gentil é algo muito mais profundo que ser educado ou cumprir regras, para se tornar gentil, a pessoa deve refletir sobre o modo como ela se relaciona consigo mesmo e com as pessoas a sua volta. Pensando nisso, vamos escrever sobre como podemos espalhar a gentileza pela internet e no nosso cotidiano?

.logo-gentileza-570x438

.As regras de publicação mudaram um pouco: ESTENDEMOS A DATA DE PUBLICAÇÃO!!! \o/ \o/ .

Data de publicação dos textos

Os textos deverão ser postados entre os dias 16 e 30 de novembro. . 

O que acharam dos temas apresentados? E não deixem de acompanhar os textos incríveis do Literatura em Movimento. .

P.S.: Caso você queira sugerir algum tema para o projeto, poderá fazer isso através desse formulário aqui. . .    

 

http---signatures.mylivesignature.com-54492-348-8CDC41FCD38DF5750D599C05656C608C[3] 

1 comentários:

  1. Ótimas escolhas. São assuntos bem complicados cada um em sua natureza.
    Minha escolha seria "A Violência Contras as Mulheres", infelizmente há muitas por inseguranças de não achar mais um parceiro ou que o mesmo ira mudar, acabam se sujeitando a essa situação, precisamos ajudar essas mulheres de todos os jeitos possíveis e impossíveis que sua vida e autoestima são superiores aos sofrimentos.

    Bjsss

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza