12 de out. de 2015

Dialética Especial: [Data Comemorativa] – Dia das Crianças e da Leitura

O dia 12 de outubro é um dia especial no Brasil, pois comemora-se duas datas importantes, o dia das crianças e o dia nacional da leitura para estimular crianças e jovens, ambas as datas tem como alvo nossos pequeninos, e visa oferecer a eles, diversão, amor e conhecimento. E o Dialética que se dedica a lembrar as datas importantes para não apenas o meio literário, mas para todos os cidadãos não poderia deixar de trazer um especial sobre o dia. Na verdade, esta postagem é mais um informativo a respeito das datas do que um especial em si.

 Dia das Crianças

O que é: Dia para comemorar os direitos das crianças.

Quando foi estabelecido: no Brasil foi criado em 1924, por Galdino do Valle Filho, que na época era deputado federal o decreto n. 4.867 de 5 de novembro de 1924. A proposta foi votada e os deputados aprovaram a ideia, tornando a data oficial para o país.

Porém a data só passou a ser comemorada em 1960, após uma promoção criada pela Fábrica de Brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson. Eles criaram a chamada "Semana do Bebê", o que influenciou para aumentar muito o número de vendas.

Qual Objetivo: Homenagear as crianças e proporcionar-lhes um dia especial onde possam se sentir amadas e valorizadas, além de demonstrar a garantia e proteção dos seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

Dia Nacional da Leitura para estimular crianças e jovens

O que é: Dia de exposição de crianças e jovens à leitura

Quando foi estabelecido: Em 2009 por meio da Lei 11.899/09 de autoria do Senador Cristovam Buarque passou-se a fazer parte do calendário nacional a comemoração do Dia Nacional da Leitura e da Semana Nacional da Leitura, no dia 12 de outubro.

Qual Objetivo: Enfatizar junto à sociedade brasileira a importância do cultivo do amor aos livros desde a infância e estimular a convivência da sociedade com a produção literária do país.

Conteúdo Relacionado:

· O Dia 1 de junho é considerado o Dia Internacional da Criança, em decorrência de um ato proclamado na Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança em Genebra em 1925.

· A ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.

· No Brasil, o dia 12 de outubro também é dedicado à homenagem à Nossa Senhora Aparecida, considerada pelos católicos como padroeira do país.

· O dia 12 de outubro também é dedicado ao Descobrimento da América por Cristóvão Colombo, que chegou neste dia em 1492 as ilhas das Bahamas.

· Com a inclusão do Dia da Leitura no calendário das datas comemorativas, o país passou a ter cinco momentos de celebração na área: o Dia Mundial do Livro (23 de abril), o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil (2 de abril), o Dia da Leitura (12 de outubro), o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e o Dia Nacional do Livro (29 de outubro).

O Dialética reconheçe a importancia das duas datas, uma que visa trazer alegria as crianças até doze anos e outra que traz não apenas alegria, mas também cultura e informação, e, é por isso que estou aqui hoje para lembra-los, não se esqueça das crianças, pois elas são o futuro e a promessa de um amanhã. Então, você que já é pai, mãe, avó, avô, tio, enfim, você que possui uma criança na sua vida, alegre o dia dela, comemore o dia das crianças, dê brinquedos, dê carinho, e se possivel dê livros, o incentive a ler, a crescer culturalmente. Pois como disse Monteiro Lobato, “um pais se faz com homens e livros…”.

Para finalizar, uso algo que já se tornou marca registrada desta coluna, POEMAS.

 

Meus brinquedos de Clarice Pacheco

De repente
Ao lembrar dos brinquedos queridos
Que ficaram esquecidos
Dentro do armário
Me bate uma saudade
Me bate uma vontade
De voltar no tempo
De voltar ao passado
Mas nada acontece
Nada parece acontecer
E eu choro
Choro como o bebê que fui
E a criança que quero voltar a ser
Não quero crescer!

Leite, Leitura de Paulo Leminski

Leite, leitura
letras, literatura,
   tudo o que passa,
tudo o que dura
   tudo o que duramente passa
tudo o que passageiramente dura
   tudo,tudo,tudo
não passa de caricatura
   de você, minha amargura
de ver que viver não tem cura.83

http---signatures.mylivesignature.com-54492-348-8CDC41FCD38DF5750D599C05656C608C


Fonte:
ABDL
CalendárioBR
EBC
Wikipédia

1 comentários:

  1. Nossa Julielton, quanta comemoração, não fazia ideia, só conhecia o Dia das Crianças e da nossa senhora. Outra coisa que não fazia a menor ideia é que ontem se comemorou o Incentivo a Leitura a Jovens e Crianças que ao total temos 5 comemorações com intuito de incentivar a leitura; adorei ter esses conhecimentos.
    Não tenho filhos, mas espero que quando ter possa repassar todo o carinho e amor que meus pais me deram.

    Bjss

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza