21 de mai. de 2015

Projeto BC: Literatura em Movimento – Tema de Maio

Um pouco atrasado (como sempre) mas cá estou para a primeira postagem do Projeto de Blogagem Coletiva: Literatura em Movimento.

Bom o tema da primeira postagem é claro que me animou e muito, porque afinal quem nunca se imaginou como autor daquele livro favorito, eu pelo menos já me imaginei escrevendo grandes sucessos que eu amo de coração, e não é apenas um ou dois são vários.

Palma, palma, não priemos cânico! Vamos em partes né seus lindos?

O tema do mês de maio é:

Todo leitor tem aquele livro que mais gosta por diversos motivos: ou porque o texto possui uma linguagem bonita, ou porque os personagens são instigantes, ou porque a história de amor é a dos sonhos, ou porque a capa do livro é belíssima... Afinal, todos já pensamos "Por que eu não tive essa ideia antes?"

Se fosse você o autor de um livro, que livro seria esse? E por que gostaria de ser o autor(a) dele?

Bem, como disse antes tenho vários livros que adoraria tê-los escritos, infelizmente não posso escrever sobre todos em uma única postagem, mas, como não deu pra decidir sobre qual escrever. Acreditem tentei de tudo, Uni Duni Tê, Mamãe mandou, o escolhido foi você, cara ou coroa, sorteio no papelzinho, mas nada me parecia correto, então que se dance, vou falar de três obras #maravilindas pelas quais eu sou mucho loco loco loco melo.

Em primeiríssimo lugar, meu escolhido é tcham tcham tchaaaaaam... Rick Riordan e seus livros sobre deuses gregos. que obvio!

Realmente é obvio que escolheria Percy Jackson, para quem me conhecesse pessoalmente e sabe que amo história antiga, e já até me animei como professor de História por um período, também sabe que a Grécia Antiga é meu objeto de estudo desde a tenra infância. Como um fanático por deuses, semideus e monstros, nunca me acalmo até ter tudo relacionado aquele tema, e como tal tenho todos os livros da Saga Percy Jackson e os Olimpianos, Os Heróis do Olimpo, As Crônicas dos Kane (tá mais isso é egípcio Julielton), e seus apêndices.

Dando continuidade ao tema desta postagem, eu escolhi a primeira Saga de Percy, composta pelos livros: Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano, gente o que foi essa obra que tio Rick criou?

Meu Deus é alucinante, instigante, informativa, cativante... falta adjetivos para descrever meu encanto com esta saga, serio, é sublime como ele conseguiu transportar as lendas e mitos gregos para a nossa atualidade, tá não é tudo isso, mas a capacidade de trazer semideus, monstros e todo uma cultura para a nossa realidade é algo de se admirar. Rick Riordan não escreveu apenas uma ficção infanto-juvenil ele criou uma lenda, algo que eu gostaria muito de ter criado.

Como admirador da cultura grega eu adoraria ter tido esta ideia, construir todo um universo em torno dos meus deuses favoritos (Santa Afrodite seja louvada e Ares ignorado!), semideuses e seres mitológicos, todo o universo grego antigo. Mas, como não foi minha ideia o que resta e admirar!

Isso está ficando grande demais, mas ainda faltam dois livros, o segundo escolhido foi A Outra Vida de Susanne Winnacker.

Embora ainda não tenha achado nada sobre uma possível continuação, esse livro é um dos meus queridinhos, pois, a Susanne deu uma nova roupagem para um dos meus seres fantásticos preferidos, os lobisomens, embora aqui não recebam este nome, fica subintendido que os “chorões” como são chamados seriam uma espécie de lobisomens presos na condição amaldiçoada eternamente. Também admirei e muito o fato da autora ter criado a história como um possível cataclismo apocalíptico engendrado pelo próprio governo americano, afinal todos estamos acostumados a apocalipses literários repletos de zumbis, alienígenas ou algum patógeno mutante, não com criaturas folclóricas cultuadas no mundo todo.

No livro A Outra Vida, Susanne mostra como seria a vida de alguém lutando para se manter viva, como seriam as medidas de proteção e segurança, e como os seres humanos podem se transformar da pior forma possível, e não me refiro a mutação em chorão.

Eu adoraria ter escrito este livro, com todos os seus personagens cativantes e desafiadores, suas locações estratégicas e todo o seu enredo digno de um filme hollywoodiano.

E finalmente eis que chegamos ao ultimo livro, os dedos cansados e a cabeça sem ideia de como continuar, as piadas morreram todas de uma vez no primeiro livro, aff...

Fazer o que. O terceiro livro escolhido foi um brasileiríssimo, O Mediador e o Mistério da Ceifa de Bruna Figueira, gente o que é este livro?

Bruna é uma dos meus três autores brasileiros favoritos, é claro, isso apenas incluindo os da atualidade. Os outros dois são Eduardo Spohr e Fernando Valverde.

Bom, a obra de Bruna é outra criação fantástica pela qual sou louco, pelo obvio motivo, envolve seres místicos como Anjos e Ceifadores.

Para esclarecer, sou fanático pelo sobrenatural, minhas criaturas favoritas são: Kitsunes (raposas japonesas), lobisomens, anjos e shinigamis (deuses da morte japonês, o mesmo que ceifador). E o fato de neste livro Bruna ter se utilizado não somente dos anjos, como também dado uma nova especificação para os ceifadores, fez da sua obra a melhor leitura do ano de 2014.

A forma como ela ambientou tudo em terras tupiniquins, como apresentou uma personagem simples, sonsa até, e mesclou uma vida pacata com seres sobrenaturais, eventos extra-sensoriais e descobrimento pessoal é de uma perfeição única, e o rumo dado ao final da trama e a importância dada a eventos simples tornam esta obra estupenda.

Eu adoraria ter tido o mínimo de criatividade apresentado por Bruna Figueira, pois uma coisa é certa, não há casal fictício mais instigante que Christine e David.

Bom pessoal do meu brasil varonil, ai estão os três livros que adoraria ter escrito, ops, se contar toda a saga Os Olimpianos dão mais que três né? Tanto faz. O que importa é que...

 

http---signatures.mylivesignature.com-54492-348-8CDC41FCD38DF5750D599C05656C608C

16 comentários:

  1. Olá Julielton,

    Adorei suas escolhas, também fiquei entre os livros da série 'Percy Jackson e os Olimpianos', eles são incríveis...o modo super criativo que o "Tio Rick" adaptou todo o senário mitológico para os dias atuais é realmente fantástico...

    É com certeza minha série preferida...mas tive que escolher outro livro para esse desafio...quer saber? Dá um pulinho lá no Literaleitura para conferir ;)

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  2. Rapaz!
    Adorei suas escolhas! Adorei seu jeito de escrever!
    E fiquei com muita vontade de ter o livro A Outra Vida... =O
    Muito bacana!
    Até + ver!
    http://1001nuccias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Julienton?! Eu acho que todo mundo que curte mitologia grega ia adorar ter escrito o PJO né? Eu não li mas tenho a coleção, e imagino que seja incrível! Os outros dois, não conhecia mas fiquei curiosa. Bjos.

    ResponderExcluir
  4. kkkkk ri muito com o "Acabouuu".
    Enfim, adorei suas escolha (apesar de nunca ter lido eles). Morro de vontade de ler os livros do Percy! Quem sabe um dia, por enquanto fiquei só com os filmes!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Julielton!!!
    Belíssimo texto! Dei muitas gargalhadas com as suas piadas... hehehehe... Eu adoro mitologia grega também e achei uma ótima escolha a saga Os Olimpianos. Considero-a bastante criativa e, realmente, já que não a escrevemos só nos resta admirar! :)
    Sobre os outros livros, ainda não o li, no entanto, anotarei para uma lista de próximas leituras (ela é enorme, mas...) pois achei bem interessante as tramas.
    Beijo.
    Ana Karina

    ResponderExcluir
  6. Seu texto ficou muito divertido! Adorei. Hahaha... Também sou super fã de mitologia grega (e outras também), entretanto não sou muito fã da saga criada pelo Rick Riordan. Mas, opinião minha, claro! haha
    Achei esse último livro muito interessante!! Acho que será mais um na lista de desejados!! Haha

    Beijos.
    Café com Livro

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Texto muito divertido esse seu! Gostei! =)
    Rick Riordan é um ótimo autor mesmo. Também sou apaixonada por História. Ótima escolha!
    Beijos.

    www.historiamuda.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante do seu texto para o projeto, também estou participando e adorei suas escolhas.
    Assim como você, também sou um grande fã da mitologia grega e gostaria de ter tido a ideia que o tio Rick teve haha. É bem legal mesclar esta mitologia com o mundo atual, e é por isso que gosto tanto de PJO.

    Estou seguindo o blog! Bjss

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  9. nao conhecia as duas outras obras a nao ser pjo, que oh <3 amooo dms, mas agora fiquei com a curiosidade com conhecer mais as outras! :)
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Julielton!

    Estou amando ver os livros escolhidos pelo pessoal do projeto! Adorei as tuas escolhas e já incluí A outra vida e Mediador e o mistério da ceifa na minha lista. O primeiro, pois achei interessantíssima a maneira como a temática de lobisomens é abordada (já o segundo livro de lobisomens que me interesso lendo os textos do Literatura em Movimento, hehe).

    Quanto ao último, já gostei por ser de uma autora nacional de fantasia. Acho que é nosso dever como leitores apoiarmos os nossos talentos :-) Fora isso, o enredo parece muito bacana.

    Beijos!

    http://www.chovendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Julienton,
    Bom, eu não gostou muito de Percy Jackson (não me julgue), embora eu adoro tudo relacionada a Grécia e aos Deus Antigos. Não gostei muito de Percy Jackson O Ladrão de Raios, achei a historia meia infantil (sinceramente me falaram que era um pouco parecida com Harry Potter, mais nada vê). Mias pretendo ler todos, quem sabe eu só não gostei do primeiro! >:)
    Nunca ouvi falar dos dois últimos livros, mais parece ser uma obra esplendida! Parabéns, adorei os livros que você escolheu! Ficou ótimo o post *--*
    Beijos ♥

    Livros Para o Chá das CincoCurta!

    ResponderExcluir
  12. Tio Rick é tudooooo rsrsr. Eu amo esse autor, acho algo fenomenal ele escrever sobre mitologia e graças a ele muitos jovens começaram a gostar da mitologia.
    Não imaginava que A outra vida é sobre lobisomem, já quero OMG a lista só aumenta rsrs.
    Você gosta de seres sobrenaturais mesmo hein, você assiste Teen Wolf? Eu amo essa série.
    Gostei do seu texto.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Oi Julienton!
    Adorei o texto, eu tenho uma certa curiosidade em ler essa saga criada pelo Rick, mas tenho um pé bem atrás, mais pelo fato de ter sido modinha, mas eu gostei dos temas abordados, tipo, eu adoro mitologia grega, mas espero algum dia lê-la! "A outra vida" nunca parei para pesquisar mais, porém gostei só que disse, achei que ia ser legal essa leitura! E o outro, "Mediador", achei muito legal as criaturas que aparace, eu também gosto da cultura japonesa, principalmente em anime, acho massa!

    Adorei as escolhas, seu texto ficou muito bom e engraçado! Rsrs

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Quem não queria ter as ideias do Riordan? Ele é o melhor em trazer a mitologia aos dias de hoje!
    Coloquei o "A Outra Vida" na minha listinha de livros a comprar! Parece ótimo mesmo.

    Beijos da Cami!
    mynerdbubble.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Julielton!
    Adorei suas escolhas e como ainda não li Mediador e o mistério da ceifa, já anotei aqui para ir em busca.
    Os outros já li e gostei que os colocou aqui como representantes dos bons livros que leu. Realmente são recomendadíssimos.
    Bem bacana esse projeto BC.
    Desejo uma ótima semana!!
    “A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido.”(Confúcio)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Fiquei com vontade de ler A outra vida muito interessante.
    E deuses gregos nem me fala (desde a infância, apaixonada), só que ainda não li nenhum livro do Rick.
    Gostei do post! Estou seguindo o blog.
    Abraços!

    http://livrosperfeitosmsoffiati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza