7 de mai. de 2015

Livro #25: O Império Contra-Ataca #SemanaStarWarsnoDialética

Preliminares

Estou procurando um grande guerreiro. (Luke)
Grande Guerreiro? Guerra não faz ninguém grande. (Yoda)


Sinopse

star wars trilogia darkside books

 

Segundo ato da trilogia e título favorito de grande parte dos fãs, O Império Contra-Ataca desvenda a origem do herói Skywalker, e coloca frente à frente os dois lados opostos da Força. “Eu jamais poderia imaginar o nível dos laços emocionais que o público havia desenvolvido com Luke como um símbolo de bondade e Vader como a personificação do mal”, declarou George Lucas tempos depois.


o Autor

Donald F. Glut, nascido em 19 de fevereiro de 1944 é um escritor americano, diretor , roteirista , paleontólogo amador, músico e ator.

Além da novelização de Império Contra-Ataca, escrito em 1980 e ainda em impressão, Glut escreveu cerca de 65 livros publicados, entre romances e não-ficção, além de livros infantis baseados em franquias populares. A maioria de seus livros de não-ficção são sobre dinossauros, incluindo o premiado Dicionário Dinossauro  e os atuais Dinossauros: A Enciclopédia.

Ele também escreveu para revistas em quadrinhos , como Capitão América , Os Invasores , Kull, o Destruidor , What If , House of Mystery , Vampirella , Tarzan , Porky Pig , Solomon Kane ,The Little Monsters , Star Wars e muitos mais, e também criou  e escreveu Os arquivos Occult de Dr. Spektor , Dagar o Invincible e Tragg e os deuses do céu .


Dialética

O Império Contra-Ataca é o segundo livro da Trilogia Star Wars publicado pela DarkSide Books aqui no Brasil, e embora muitos o creditem a George Lucas, este na verdade foi assinado pelo escritor, diretor e roteirista Donald F. Glut, com a coautoria de George Lucas autor do roteiro original.

Neste livro acompanhamos a sequência dos acontecimentos iniciados no episódio IV: Uma Nova Esperança (você pode ler sobre aqui). Luke Skywalker acompanhado da princesa Senadora Leia Organa, Han Solo, C-3PO, R2-D2, Chewbacca e outros membros da Aliança Rebelde se instalam no frio planeta Hoth, querendo estabelecer ali a nova base da Aliança, já que a outra fora descoberta no livro anterior.

Porém o que eles não sabem é que o Lorde Negro dos Sith, Darth Vader, está revirando cada canto do universo atrás dos Rebeldes, e não demora a encontrar a nova base. Darth Vader está atrás de Luke, pois sente a Força emanando do jovem e sabe que ele será uma peça importante para o fim da guerra entre o Império e a Aliança Rebelde.

Neste livro, novas maquinas são apresentadas, o Imperador dá o ar da graça, novos personagens são apresentados e segredos são revelados. Um destaque maior é dado ao poder assombroso do Império, que o envia em peso ao planeta Holt para capturar os rebeldes. Porém Luke e os outros colocam um plano de fuga em ação, e conseguem livrar grande parte dos rebeldes das garras do Lorde Negro.

Leia, Han Solo e os outros partem na Millennium Falcon fugindo das poderosas naves do Império, enquanto Luke segue para o planeta Dagoba orientado pela aparição de Obi-Wan Kenobi, lá ele deverá encontrar o mestre Jedi, Yoda e se tornar um mestre Jedi completo.

Neste interim, Han Solo viaja até o planeta Bespin, lar de um antigo conhecido, Lando Calrissian, desejando concertar sua nave que não consegue viajar no fluxo temporal.

Deste ponto em diante inicia-se o grande ápice do livro, ora narrado descrevendo as ações de Han no planeta Bespin, ora focando no treinamento de Luke em Dagoba.

Está parte é a mais tensa e reveladora de toda a trama, neste capitulo descobrimos segredos assombrosos sobre a origem de Darth Vader e sua ligação com Luke. Conhecemos a história dos Jedi, e do perigoso Palpatine, além das lembranças sobre o poderoso e inexperiente Anakin Skywalker.

Também é dada mais atenção ao romance desenvolvido entre o trio, Luke, Leia e Han, e já se percebe uma inclinação em direção ao coleriano trapaceiro, e por fim, Yoda dá a intender que Luke pode não ser o único capaz de derrotar Darth Vader, o que deixa os leitores ávidos pela continuação, embora não seja segredo de ninguém a que ele se referia.

E, é claro que muitos devem se lembrar da batalha entre Luke e Vader nas plataformas de Bespin, e a famosa frase que entrou para a história do cinema: I am your father! Ou como ficou imortalizada nas terras tupiniquins, e até hoje é repetida, “Luke, eu sou seu pai!

Esse livro é de longe diferente do primeiro, a uma diferença visível entre as narrativas de Glut e do Ghost-writer que escreveu o primeiro livro, digamos que o Episódio V é um pouco mais denso, pra não dizer enrolado, algumas descrições quase são enfadonhas. Eu disse quase. Porque neste, assim como em seu predecessor a magia desenvolvida e o universo criado para ambientar Star Wars é eletrizante, mesmo as partes mais leves e arrastadas são salpicadas de eletricidade, sagacidade, drama e/ou humor.

É impossível não se sentir ligado a Luke e aos passageiros da Millenium, e não sofrer com o desfecho da história, mesmo conhecendo todo o enredo, ainda é assombroso como ver Han Solo envolto em carbonita provoca um desespero alucinante pela continuação.

Novamente dou-lhe uma nota cinco de cinco e recomendo a qualquer fã de ficção a ler este livro, que não fica nada atrás dos filmes dos quais originaram.

Como mencionado na resenha anterior, a DarkSide caprichou nesta edição, e cada novo episódio conta com uma introdução assinada por George Lucas, uma que não recomendo a ninguém que não conheça a historia, pois, estão repletas de spoilers, mas ao finalizar a leitura, tenho certeza que elas agradarão a todos.

5

 

 

http---signatures.mylivesignature.com-54492-348-8CDC41FCD38DF5750D599C05656C608C

1 comentários:

  1. Julielton!
    A DarkSide tem trazido títulos ótimos e esse é um exemplo.
    Que livro, amigo!
    Preciso com urgência fazer a leitura dele, bem fiel a adaptação.
    “Tudo na vida acontece em função do melhor!Acredite, a sua amargura de hoje é, com certeza, a sementinha da sua alegria de amanhã!”(Mariluci Carvalho)
    Semaninha cheia de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza