3 de mai. de 2015

Especial de Domingo: TAG Star Wars - ‪#‎SemanaStarWarsnoDialética

O dia 4 de maio é considerado um feriado por fãs da saga Star Wars para celebrar a cultura de Star Wars e honrar os filmes. O dia é chamado de Dia de Star Wars por causa da popularidade de um trocadilho com o modo de chamar esse dia em inglês.

Como a frase "May the Force be with you" (em português, "Que a Força esteja com Você") é uma citação famosa muitas vezes falada nos filmes de Star Wars, os fãs comumente dizem "May the fourth be with you" (em português, "Quatro de maio esteja com você") neste dia. Com isso, pode-se notar que o trocadilho apenas funciona em inglês, ficando sem sentido em português.

Em 2011, a primeira celebração organizada do Dia de Star Wars aconteceu em Toronto, Ontário, Canadá no Cinema Subterrâneo de Toronto. As festividades incluíram um Game Show de Trivia sobre a Trilogia Original; um concurso de fantasias com o júri composto por celebridades; e a exibição em tela grande dos melhores filmes, mash-ups, paródias, e remixes da web.

Fonte: Wikipédia.com


Tendo isso em vista, o Dialética Proposital resolveu celebrar esse ano o dia de Star Wars promovendo não apenas uma postagem especial no dia 4 de maio, mas sim uma semana inteira dedicada a saga Star Wars. Abrangendo tudo que se relaciona ao tema, filmes, livros, séries, animações, jogos, brinquedos, etc. É claro, que sempre que possível o link entre cada coisa e o mundo literário será feito.

Durante a semana a hashtag ‪#‎SemanaStarWarsnoDialética será usada para destacar as postagens especiais, então vamos ao que interessa de hoje domingo (03) a sábado (09) o Dialética é apenas Star Wars.

Para começar a coluna Especial de Domingo traz uma TAG especial, adaptada dos títulos dos seis filmes já exibidos no cinema.

Se desejar responder, deixe o link nos comentários deste post, para que possa visitar e ler suas respostas.

Episódio I: A Ameaça Fantasma

Sinopse: A maligna Federação Comercial, aliada ao Lorde Sith Darth Sidious, bloqueia as remessas para o planeta Naboo.

Para evitar a guerra, Chanceler Valorum envia dois Cavaleiros Jedi. Lá, resgatam a Rainha Amidala e então o impulsionador para o hiperespaço da nave falha, e são obrigados a procurar um novo em Tatooine, onde Qui-Gon acha um escravo com dons da Força chamado Anakin Skywalker. Qui-Gon Jinn leva Anakin para Coruscant, a fim de que ele venha a ser treinado, mas o conselho Jedi o rejeita.

Pergunta: Na sua opinião, qual adaptação literária para o cinema que todos achavam ter potencial para o sucesso, mas acabou sendo rejeitado por todos?

Resposta: Este foi o mais fácil de responder, Percy Jackson e o Ladrão de Raios e sua posterior continuação, livros ótimos mas que foram pessimamente adaptados para o cinema.

Episódio II: Ataque dos Clones

Sinopse: Dez anos se passam e a República está em uma crise terrível. Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi tem uma nova missão: cuidar pessoalmente da ex-rainha de Naboo, e agora senadora, Padmé Amidala, que está sendo misteriosamente perseguida por um inimigo ainda desconhecido, que quer lhe tirar a vida.

Obi-Wan descobre um Exército secreto de clones encomendado pelo mestre Syfo Vias para a República.

Pergunta: Você já leu algum livro que acreditava ser uma cópia (clone) de outra obra que já havia lido?

Resposta: Bem, esta prefiro não citar nomes, mas andei lendo um ou dois livros, que tenho certeza foram adaptações de As Crônicas de Nárnia. E outros livros praticamente clonados, são os que remetem ao Rei Arthur, poucos apresentam inovações, a maioria traz detalhes bem característicos do clássico As crônicas do Rei Arthur, de Bernard Cornwell.

Episódio III: A Vingança dos Sith

Sinopse: As Guerras Clônicas estão em pleno andamento e as diferenças entre o Conselho Jedi e o Chanceler Palpatine aumentam cada vez mais. Anakin Skywalker mantém um elo de lealdade com Palpatine, ao mesmo tempo em que luta para que seu casamento com Padmé Amidala não seja afetado por esta situação.

Seduzido por promessas de poder, Anakin se aproxima cada vez mais de Darth Sidious até se tornar o temível Darth Vader. Juntos eles tramam um plano para aniquilar de uma vez por todas com os cavaleiros jedi.

Pergunta: Cite um herói literário de algum livro/série/trilogia/saga que em algum momento tornou-se o vilão da história ou o contrario.

Resposta: Embora não seja um personagem em tempo real na história, acredito que o personagem apresentado como mocinho ao longo de todo o livro e acabou se mostrando o mais cruéis dos vilões é a Tia Hellen de As Vantagens de Ser Invisível, o livro todo Charlie narra suas ações benéficas e no fim descobrimos o quanto ela prejudicou o protagonista. Agora falando de vilões que se tornam mocinhos, não há ninguém comparado a Severus Snape da saga Harry Potter, como eu odiava aquele personagem!

Outro personagem que segue os exemplos do Lord Negro dos Sith é Hannibal Lecter, embora apareça nos primeiros livros já como vilão, em sua ultima aparição no Livro Hannibal: A Origem do Mal, sua conduta inicialmente é boa, as circunstancias o levaram ao lado negro.

Episódio IV: Uma Nova Esperança

Sinopse: Luke Skywalker sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergaláctica quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa para o jedi Obi-Wan Kenobi sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta.

Luke então se junta aos cavaleiros jedi e a Hans Solo, um mercenário, para tentar destruir esta terrível ameaça ao lado dos membros da resistência.

Pergunta: Cite um livro que você esperava ser a nova esperança para uma série que caiu na maldição da continuação.

Resposta: O terceiro livro da trilogia Destino de Ally Condie, o primeiro livro: Destino, foi um dos meus queridinhos diatópicos por um bom tempo, mas quando lançaram o segundo Travessia, eu fiquei me perguntando wtf? E esperava sinceramente que Conquista o terceiro livro recuperasse o estrago, embora isso não tenha acontecido da forma que esperava, ele resgatou meu interesse pela trilogia.

Episódio V: O Império Contra-Ataca

Sinopse: As forças imperais comandadas por Darth Vader lançam um ataque contra os membros da resistência, que são obrigados a fugir.

Enquanto isso Luke Skywalker tenta encontrar o Mestre Yoda, que poderá ensiná-lo a dominar a "Força" e torná-lo um cavaleiro jedi.

No entanto, Darth Vader planeja levá-lo para o lado negro da "Força".

Pergunta: Um livro que de uma hora para outra deu uma guinada em uma direção diferente de tudo que vinha narrando antes.

Resposta: Cidades de Papel do John Green, a personagem de Margo da metade para o final se transformou, ou melhor, se mostrou algo totalmente diferente daquilo que vinha sendo descrito, foi surpreendente.

Episódio VI: O Retorno de Jedi

Sinopse: O imperador está supervisionando a construção de uma nova Estrela da Morte. Enquanto isso Luke Skywalker liberta Hans Solo e a Princesa Leia das mãos de Jaba, o pior bandido das galáxias.

Luke só se tornará um cavaleiro jedi quando destruir Darth Vader, que ainda pretende atraí-lo para o lado negro da "Força".

No entanto a luta entre os dois vai revelar um inesperado segredo.

Pergunta: Que livro teve um final totalmente diferente daquilo que você imaginava?

Resposta: Acho que de todos os livros que li, aquele que mais me surpreendeu com o seu final foi Scarpetta de Patricia Cornwell, durante a leitura você é levado a crer que o assassino de Terri é um determinado personagem e no final, o suspeito se torna vitima assim como Terri, e o culpado é alguém que eu jamais suspeitei.

http---signatures.mylivesignature.com-54492-348-8CDC41FCD38DF5750D599C05656C608C

 

 


Espero que tenha ficado do seu agrado. Devo dizer que na minha cabeça as perguntas e as respostas eram mais elegantes e legais, mas na hora de colocar na forma escrita tomaram rumos complexos. Fazer o que né?

2 comentários:

  1. Star Wars faz parte da minha infância e acredito que nunca perde a graça, uma vez que meu filho adora tudo sobre a saga.
    Adorei esse pots!

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Julielton!
    A semana será maravilhosa!
    Como boa fã do Stars War estarei aqui acompanhando tudo.
    Adorei a tag, não prometo respondê-la porque ando tão atarefada, entretanto gostei de ler sobre suas respostas.
    https://www.facebook.com/rudynalva.soares

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza