10 de set. de 2014

Maratona Brasuca #1 - Andamento Dia 3

Já em seu quarto dia, a Maratona Brasuca se tornou a melhor brincadeira literária que já participei. Desafios instigantes, leituras maravilhosas, diversão completa.
Para facilitar minha participação, o destino me ajudou, fiquei doente. Dois dias em casa, sem nada para fazer, resultado, terminei de ler o livro e o ebook que estabeleci para o desafio.
Foi uma surpresa quando virei a ultima página do ebook e constatei que havia pela primeira vez levado a leitura virtual a sua conclusão. Geralmente abandono a maioria dos ebooks que leio, pra falar a verdade, não consigo me prender a história, acho que os livros físicos e o prazer de sentir suas folhas, lombadas, capa ao toque dos dedos é superior ao virtual. Ainda mais quando se usa o computador e não um leitor proprio para leitura.
Bem vamos as leituras.

Livro Físico
Como mencionei ontem, o livro que havia escolhido foi Nômade do autor Carlos Orsi Martinho (152 páginas), um livro que ganhei do Blog Apenas Impressões Literárias. O escolhi justamente por se tratar de um livro ao qual não havia nenhum interesse inicial, pois havia lido algumas resenhas sobre o mesmo, a maioria com criticas negativas referente a escrita do autor, porém foi uma surpresa ler esse livro.
Não encontrei os contras relativos as resenhas, pelo contrário os prós se manifestaram em maior escala. O livro se trata de uma aventura incrível narrada por uma escrita fluida, leve e fácil. E uma coisa devo dizer, esse livro supera as suas expectativas, e lhe entrega um final nada imaginável.
É claro que não se trata de uma leitura perfeita, durante a leitura algumas perguntas são levantadas, na maioria sobre ações cotidianas que não se explicam, como a mudança de temperatura ora fria em um lugar, quente em outra e fria novamente. Ou por que somente as pessoas flutuam quando a gravidade é interrompida, e porque objetos como cadeiras, talheres, mesas e afins continuam no mesmo lugar. Ou ainda o que aconteceu com o planeta Terra e o que causou o envio da primeira geração da tripulação da Nômade a um novo planeta, coisas pequenas que nada interferem na leitura, mas que se tivessem sido exploradas poderiam ter permitido um melhor entendimento da história.
Outro fator negativo, foi o final rápido, em poucas páginas todo o mistério da nave interplanetária é resolvido, tudo é entregue de mão beijada, explicado de forma categórica e resumida, dando lugar em seguida a uma solução única para todos os problemas que perturbaram os protagonistas durante quase todo o livro, ou seja os problemas são sanados e o livro acaba.
Por outro lado, o final foi justamente o que esperava. Quem leu a primeira postagem sobre o andamento da maratona sabe qual era a minha maior preocupação com a história, e devo confessar foi rápido e direto, sem floreios e de forma tão singela que se houvesse uma maior explicação ou um prolongamento das ações dos protagonistas perderia o fator surpresa.
De fato, indicaria fácil esse livro. 

Ebook
O ebook escolhido foi Livro Fantasma + Bônus da autora Mara Regina, publicado pela Editora Navras (26 páginas) e comercializado na Amazon. Como disse antes utilizo o aplicativo Kindle para PC, e confesso que o detesto. Porém li em poucos minutos esse ebook, já que se trata de dois contos curtos.
Livro Fantasma apresenta Martin uma adolescente de dezesseis anos, repetente e com déficit de atenção. Martin possui um dom especial, ela é capaz de ver o que chama de livros fantasmas, que na verdade quase nunca são livros, são manuscritos, pedras, papiros, pergaminhos, partituras, material de primeira mão, alguns inéditos que nunca chegaram a ser concluídos, mas que de alguma forma possui vida própria e que se comunicam com a garota. Há até uma breve citação do filme Coração de Tinta, que acredito ter sido base para o conto. Os livros que Martin encontra são diferentes dos demais, são invisíveis a todos, exceto a ela, Martin é a única que pode vê-los, toca-los e senti-los.
Confesso que me encantei pelo conto no mesmo instante, por mais rápido e curto que seja ele é divertido e encantador, conhecemos outros personagens como a irmã de Martin, Marylin e sua melhor amiga Havena. O que desanima é justamente o final do conto, quando você começa a imaginar para onde vai a história, como a amizade de Marylin e Havena vai se desenvolver, e Martin finalmente consegue intender seus poderes, o livro simplesmente termina, deixando subentendido qual é o verdadeiro cunho da amizade das duas garotas sem realmente dize-lo.
O conto seguinte chama-se Caça ao Tesouro Svein, narra os eventos ocorridos em um vilarejo que pelo que se percebe existia a séculos atrás, a cemitérios, campos de enforcados com pessoas apodrecendo penduradas pelo pescoço, penhascos de suicídio, cavernas assustadores, casas assombradas, paredes ensanguentadas, tudo o que deveria existir em um conto de terror.
Porém não há nada que assuste neste conto.  Ben Svein é um homem rico que anualmente prepara uma caça ao tesouro aos cidadãos do vilarejo, porém este será o último pois, ele se encontra velho e doente.
O prêmio dessa caça especial será o direito de continuar a promover a caça após sua morte, durante a caça Svein oferece enigmas e Justin um dos jovens do vilarejo é o único que consegue decifra-los com a ajuda de sua mãe, que coincidentemente conhece todos os contos e lendas que originaram os enigmas.
Justin é levado a uma casa no meio do nada onde encontra Svein e um fim trágico.
Simples assim, depois de tudo que o garoto passa, o conto acaba, e você não descobre o porquê que o garoto morreu e quem o matou.
Ambos os contos, são ligeiramente bons, apenas seus finais ficam a desejar, são jogados e sem sentido, acontecem em meio a uma cena e pronto, o leitor é obrigado a desenvolver suas próprias teorias a respeito do que realmente aconteceu depois.

Continuação da Maratona
Como consegui finalizar o livro e o ebook, decidi ler os livros e ebook mencionados na primeira postagem e ainda incluir um livro de poemas e poesias, Palavras... Minhas Alma e Espada do autor Elder Prates. Em breve posto o andamento da maratona e os demais desafios que surgirem.

Desafio Diário #03
Dando sequência aos desafios diários propostos pelos blogs organizadores da maratona, o Blog Livro de Fantasia propôs um desafio simples, soltar a imaginação.
O participante deveria continuar a frase:

João Eustácio, num dia cinzento em Palmas, resolveu abrir seu antigo armário de cozinha pra uma faxina e encontrou...”

O quesito avaliado será a resposta mais criativa, tendo como jurados a equipe do blog.

Como quero muito vencer essa maratona, participei, algo difícil para mim. Por alguma razão passei por um bloqueio criativo e custei organizar meus pensamentos em uma resposta simples.
Depois de muito penar, eis que sai algo razoável, uma continuação sem pé nem cabeça, mas devo dizer, sem falsa modéstia, muito criativo.
Veja abaixo o meu comentário.


João Eustácio, num dia cinzento em Palmas, resolveu abrir seu antigo armário de cozinha pra uma faxina e encontrou ali dentro seu antigo e desaparecido leitor de livros digitais, e o mais surpreendente, este estava nas mãos, ou melhor, patas de um parente a muito tempo esquecido, Gregor Samsa uma espécie de tio avô de terceiro grau pela lado da mãe, que a muito tempo havia se metamorfoseado em um inseto gigante.
A Criatura assustadora inspirou Franz Kafka a escrever seu livro e tornou-se famoso mundo a fora, porém com o fim da fama havia se mudado para o Brasil e vivia com a família de João Eustácio no estado do Tocantins.
Gregor letrado como ninguém, passará anos dentro daquele pequeno armário lendo ebooks de autores brasileiros, como Machado de Assis, Cecilia Meireles, Ziraldo e Thalita Rebouças todos comprados na Amazon ou baixados na internet que roubava do Wifi do vizinho.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza