3 de jan. de 2016

Livro #41: Extraordinário – R.J. Palacio

extraordinario.-5

O livro Extraordinário da autora R.J. Palacio é um clássico que deveria ser lido por todas as crianças do mundo. É transcendental e equivalente a muitas horas de palestras e teorias de comportamento, é o ápice da superação sobre as dificuldades.
Acompanhamos nesta história narrada por diversos personagens, a história de Auggie um garoto que nasceu com uma síndrome genética (disostose mandibulo-facial) que lhe conferiu sequelas gravíssimas no rosto, deformidades que mesmo após inúmeras cirurgias não desapareceram do rosto da criança angelical, doce e companheira que Auggie é.
Depois de anos estudando em casa Auggie finalmente terá uma vida dita como normal, vai ingressar na escola e fazer amigos, conhecer gente nova e enfim colocar seu rosto no mundo. E, é então que tudo começa a se desenrolar, como as crianças vão agir diante de alguém que não se enquadra nos padrões do que é ditado como normal? Como aceitar as diferenças que fazem de Auggie quem ele é?
São estas as questões que Palacio tenta solucionar, e, é claro, consegue durante as 320 páginas do livro. Onde Auggie provara de todas as facetas da humanidade, desde as mais incólumes e pacificadoras as maquiavélicas e inescrupulosas. Pessoas que se passam por seus amigos mas que na verdade nutri aquele sentimento incompleto de admiração e repulsa. Passará por situações onde verá o quão duro pode ser o nosso mundo e sofrerá muito, mas por outro lado, a aqueles que o incentivam e o amam como ele é.
Trata-se de uma verdadeira luta contra o bullying onde o protagonista de todos os ataques não possui a menor chance de se defender ou cambiar aquilo que lhe faz vítima, é um livro onde o leitor se vê obrigado a enxergar a realidade intrínseca das crianças, onde a maldade está nos olhos de que vê.
Alguns personagens da trama são verdadeiros crápulas, outros por sua vez são seres fantásticos onde a maldade não faz morada, e que tudo o que desejam é ser útil para aqueles que amam, talvez esta faceta da natureza humana tenha sido a que menos me agradou, é obvio que existe por ai pessoas altruístas e que façam tudo pelos amigos e familiares, mas eu ainda não as conheci, e então ler sobre pessoas assim faz-me duvidar da realidade do livro. Embora, outros fatores do livro lhe concedam um tcham de veracidade, o altruísmo de alguns personagens me faz ver a fantasia por traz da trama.
Extraordinário é um livro para se ler e chorar, é impossível não se emocionar com Auggie e sua irmã Olivia ou sua cachorrinha Dayse, ou mesmo o comprometimento que seus pais dedicam a August e seus tratamentos, é incrível ver como está família conseguiu superar todas as barreiras em se ter um filho como Auggie e conseguiram propiciar a ele uma vida quase normal.
Outro personagem que ganhou minha admiração é o professor, o Sr. Browne que inclusive ganhou um livro a parte, contendo os seus preceitos, como professor sei o quanto é difícil lidar com as limitações de alguns alunos, reconheço a dificuldade em contornar o preconceito inerente a maioria das crianças, e por isso admiro Browne que usando de algumas frases consegue fazer a diferença no mundo das crianças deste livro.
Enfim, trata-se de um livro rico em situações reais e, é uma verdadeira arma contra o bullying, é uma obra prima da literatura contemporânea, pois, vai além das limitações de humanas e literárias e traz de maneira simplista o que se precisa realmente passar para os leitores. É um livro que marca e conquista a cada página.
Sobre o trabalho da editora, não há o que reclamar a capa azul clara traz uma leveza para o personagem e a ilustração usada mundialmente lhe confere um aspecto geral de como seria Auggie, ainda a as ilustrações de cada capitulo que confere um charme especial aos narradores. Isso sem mencionar os aspectos físicos como espaçamento, diagramação, escolha de caracteres tipo de folha, tudo em perfeita harmonia com o livro e com o habito de ler.
Este livro me marcou tanto que seria impossível não lhe ofertar cinco estrelas, recomendo a todos que gostem de histórias de superação e que abominam a cultura da beleza como único caminho para a socialização, leiam e tenho certeza que vão se apaixonar por Auggie independentemente de sua aparência.

5[3]

Ficha Tecnica
Título: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Preço de Capa: R$ 15,80 até R$ 28,41
ISBN-13: 9788580573015
ISBN-10: 8580573017
Ano: 2013 / Páginas: 320
Idioma: português
Editora:
Intrínseca
Resenha: O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Nota Skoob: 4.6
Autora:  R. J. Palacio (Raquel Jaramillo Palacio)
Gêneros | Local: Estados Unidos
R.J. Palacio atua no mercado editorial norte-americano há mais de duas décadas, atualmente com dupla função: designer gráfica durante o dia e escritora à noite. Ela mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Este é seu primeiro livro. Para difundir a mensagem de Extraordinário, a autora iniciou uma campanha antibullying no site www.choosekind.tumblr.com, da qual milhares de crianças já participaram. http---signatures.mylivesignature.com-54492-348-8CDC41FCD38DF5750D599C05656C608C[3]

1 comentários:

  1. Sabe Julielton, eu ate hoje não vi nenhum comentário negativo, o que so faz minha vontade de ler, ate minha amiga que não é muito fa desse contexto, so porque a mae dela adorou e insistiu para que ela lesse, ela adorou. Eu não espero mais desse livro que não seja choro e pensar em minha vida. O conteúdo de "Extraordianario" é maravilhoso (pelo menos para mim).

    BJsss

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza