25 de mai. de 2015

Especial Dia da Toalha

DSCF2987

Recentemente comemoramos o dia de Star Wars, e hoje comemoramos um dos dias que fazem de maio o mês do Orgulho Nerd, o Dia da Toalha, uma homenagem dos fãs ao autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams.

Douglas Adams

Douglas Adams

Como a maioria que acompanha o blog eu sou assumidamente apaixonado pela cultura geek/nerd, embora não me considere um, preciso de muito mana para ser um, mas como tal tenho O Guia como um dos meus livros preferidos, ao lado das diversas produções literárias do universo Star Wars, e, é com grande orgulho que comemoro todo ano o dia da Toalha.

Para quem não conhece a obra de Adams, aqui vai um pouco de História.

Adams escreveu a única, repito, a única “Trilogia de cinco livros” existente, onde narra as aventuras de Arthur Dent e Ford Prefect pela galáxia, após a completa destruição da terra pelos terríveis Vogons, para construir uma via expressa. No livro 01 intitulado O Guia do Mochileiro das Galáxias somos apresentados ao que de fato é o guia, um tipo de e-book reader que contem em sua memória todos os dados necessários e desnecessários a um mochileiro das galáxias. E traz em sua capa a frase: “Não entre em Pânico”.

Adams dedicou uma página inteira do livro para descrever a importância da toalha para os mochileiros, sendo este depois do guia o item mais importante que todo mochileiro deve carregar consigo em suas viagens intergalácticas.

Em abril de 1999 foi fundada a h2g2 uma comunidade virtual destinada a criar uma espécie de manual baseada no Guia do Mochileiro das Galáxias, e assim como ele instituir o guia para a vida, o universo e tudo mais, onde se possa encontrar catalogadas todas as informações necessárias para sobrevivência em qualquer ambiente, além de dados inúteis e irrelevantes.

O h2g2 é atualmente conhecido como: O Guia do Mochileiro das Galáxias: Edição Terra, e tem como lema: “Um lugar para compartilhar conhecimentos e celebrar as coisas que você ama escrevendo sobre elas”.

Voltando a história... após a morte de Douglas Adams em 2001 os membros do h2g2 resolveram homenageá-lo com um dia único e especial, algo que lembrasse as futuras gerações quem foi o responsável pela compilação da maior e mais irreal história já criada, e para tal tiram do livro o objeto que Adams afirmava ser indispensável, criou-se assim o Dia da Toalha.

Por uma ironia do destino, o dia 25 de maio também é considerado o Dia do Orgulho Nerd (Geek Pride Day) por ser o dia de lançamento do primeiro filme da série Star Wars. O qual ocorreu no dia 25 de maio de 1977, quando o filme Star Wars Episódio IV – Uma Nova Esperança estreou nas telas de cinema.

Embora seja considerado também o dia do Orgulho Nerd, poucos nerds de fato comemoram este dia, pois, o reconhecem apenas como O Dia da Toalha ou Towel Day em inglês, deixando as festividades sobre Star Wars para o dia quatro de maio, o verdadeiro dia de Star Wars, caso queira saber mais sobre o Star Wars Day leia o texto “Especial de Domingo: TAG Star Wars - ‪#‎SemanaStarWarsnoDialética” no qual explico o motivo do dia 04.05 ser considerado o dia em homenagem a saga.

O Dia da Toalha é sim um dia comemorado no mundo todo, trata-se de um evento onde todo nerd, todo fã da obra de Adams, todo geek carrega consigo uma toalha, seja dentro da mochila, seja amarrada na cabeça, ou presa as costas como uma capa.

Comemoração do dia da Toalha na Alemanha

Veja bem, isso não nos infantiliza, não nos torna bobões sem vida social, porque neste dia vinte cinco, nada importa, o bullying não significa nada, pois é o dia onde representamos o nosso amor, nosso carinho por este clássico da literatura, e não apenas isso, sabemos que enquanto tivermos nossa toalha, estaremos a salvo, seja de uma invasão alienígena, seja de uma guerra ou mesmo de um simples poça d’água que por ventura viermos a cair. #Brinks, o Towel Day não é apenas um dia para fãs lembrarem de seu autor favorito, é o dia de se orgulhar por ter tido a sorte de conhecer e acompanhar esta hilária e bem construída história.

Caso queira saber mais, acesse o site oficial do Dia da Toalha, o mesmo se encontra em inglês, mas mesmo assim é muito divertido.

Se você que não conhece os livros da trilogia de cinco o Mochileiro das Galáxias leia um trecho retirado do livro, sobre a importância da toalha.

“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas do rio Moth;

Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;

E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc.

Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”

A Você nerd e não nerd o Dialética Proposital deseja um Feliz Dia da Toalha, deixe seu lado nerd evoluir!

 

http---signatures.mylivesignature.com-54492-348-8CDC41FCD38DF5750D599C05656C608C

1 comentários:

  1. Julielton!
    O Guia dos mochileiros das Galáxias é uma das coleções mais bem escritas que já li e claro, me tornei fã.
    Por isso ando sempre com minhas toalhinhas por aqui.
    O autor tem uma visão excepcionais em misturar a ficção com a nossa realidade mais próxima.
    Viva os nerds (e os não nerds também!).
    Desejo uma ótima semana!!
    “A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido.”(Confúcio)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza