16 de mar. de 2015

Review Dialética – Animes Temporada de Inverno: Janeiro/2015

Sem Título-2Não é segredo para ninguém que eu tenho um pé fincando no Japão. Desde a mais tenra idade aprendi a amar a cultura japonesa e suas produções artísticas, e como já é de costume do blog, hoje trago o review dos animes que escolhi da temporada de inverno.

É evidente que a temporada trouxe grandes sucessos, e já em sua quase finalização, possui grandes nomes consolidados e não é para menos, entre as novas animações, estão obras para todos os públicos e gêneros, entre os escolhidos desta temporada temos os clássicos vida escolar, ecchi e shounen, além de gêneros distintos como mistério, romance, ação, sobrenatural, game, psicológico, fantasia, horror, drama, maduro, seinen e slice of life.

Bom entre os diversos lançamentos, é claro que teve grandes animes voltando com sua segunda e até terceira temporada, como Kuroko no Basket 3,  Durarara!!x2 Shou e Tokyo Ghoul A, embora, reconheça a qualidade destes, optei por incluir apenas duas das continuações citadas nos animes escolhidos para esta temporada.

Como minhas escolhas são feitas aleatoriamente entre os títulos que mais me chamaram a atenção. Não ouso classifica-lós em melhores e piores, então optei por apresentar os animes desta temporada em ordem alfabética, espero que gostem da postagem.

Absolute DuoGêneros: Ação; Ecchi; Harem; Vida Escolar.

Sinopse: Depois de perder um ente querido, Tooru Kokonoe se matricula na Kouryou Academy, de modo a obter uma “chama”, que são as manifestações das almas dos seres humanos, por uma questão de vingança. Ele estava esperando uma arma… O que ele conseguiu foi um escudo… Como ele vai ir em busca de vingança com algo que não é nem mesmo uma arma?! Pra completar, ele ainda terá que dividir o quarto com uma misteriosa garota de cabelos prateados.

Review: O legal deste anime é que ele é muito do mesmo. Temos aqui um protagonista masculino, que acaba indo parar em uma escola mágica, e o que ele encontra logo de cara, inúmeras garotas lindas, cada uma com sua característica especifica, temos a tímida porém violenta, a louca e sádica, a tradicional sensual e meiga e outros tantos estereótipos já conhecidos do universo de animes. Personagens masculinos além do protagonista e dos vilões, há apenas um com destaque, Tora o melhor amigo de Tooru, um jovem nerd, que na minha opinião nutre um sentimento por Tooru, e há também o duo de Tora, um aficionado por músculos que sempre que entra na conversa é para exibir bíceps e tríceps.

A história em si é boa, já que os alunos da tal academia magica extraem armas de suas almas, são chamados exceeds e lutam com protótipos de armaduras indestrutíveis, ou seja, mais do mesmo.

Ansatsu Kyoushitsu

Gênero: Ação, Comédia, Shounen, Vida Escolar

Sinopse: A Classe 3-E da escola Kunugigaoka é apresentada a uma figura bem estranha. Acontece que ele é um monstro em formato de polvo e a partir de hoje será o novo professor deles! Pra piorar, esse tal monstro foi o responsável por destruir boa parte da lua e pretende fazer o mesmo com o planeta Terra daqui há um ano, mas antes ele irá treinar todos os alunos dessa sala para uma missão bem peculiar:  ensinar eles a matá-ló em menos de um ano, antes que ele cometa tal ato.

Review: O meu anime favorito desta nova temporada, também é conhecido como Assassination Classroom, ou seja, Sala de Aula de Assassinato, é justamente como o nome diz, enquanto estudam inglês, matemática, historia, geografia e educação física, os alunos desta classe, a classe E, a classe do fim de tudo, deve tentar assassinar o seu professor o Koro-sensei, uma espécie de polvo amarelo super veloz e muito hábil.

É uma diversão do começo ao fim, com uma das opening mais animadas e divertidas da temporada, o anime traz uma visão diferente da típica comédia japonesa. Aqui a personagens de todo o tipo, todos atrás da grande recompensa oferecida a quem matar o professor, porém o que ocorre é uma empatia enorme por parte dos alunos que são encorajados pelo professor a serem melhores, a deixarem a classe do fim e superar os alunos da escola principal, unidos em torno do objetivo de assassinar o professor estes alunos, antes tidos como o lixo da escola começam a ver no professor e em seus próprios futuros o desenrolar de uma mudança antes impossível.

Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu Love

Gênero: Comédia, Slice of Life

Sinopse: Esta é a história de como cinco meninos do ensino médio filiados ao “Clube de Defesa da Terra”, também conhecido como o “Clube do Faz Nada”, são cobrados por uma estranha e rosa criatura wombat, que dá aos cinco pulseiras e lhes diz para protegerem a Terra. Uma luz ofuscante vem das pulseiras e envolve os seus corpos….

Review: Uma história bem parecida com a já clássica Sailor Moon, uma criatura espacial com aparências terrestres concede poderes aos cinco meninos do Clube de Defesa da Terra, transformando-os em heróis do amor. Isso mesmo os cinco garotos usam fantasia de marinheiro e expelem raios e ataques recheados de corações.

O objetivo do grupo é impedir a dominação da terra orquestrada pelo Lorde Zundar, um ouriço que usa seus espinhos para transformar os jovens a escola em monstros, e após uma luta geralmente mole, e uma lição de moral, os nossos heróis fazem chover uma chuva rosa repleta de corações e dão amor aos monstros.

Resolvi assistir esse anime justamente para ver onde ia dar, acreditava que se tornaria um yaoi fácil, porém não é o que aconteceu, temos aqui uma comédia hilariante, geralmente realizada por Yamoto o mais novo do grupo e o Wombat que vive sobre os braços de um professor defunto. É hilariante e vale a pena conhecer.

Death Parade

Gênero: Game, Psicológico

Sinopse: Onde é este lugar ou o que ele é? Temo não poder responder estas perguntas. Deixarei que vocês dois comecem o seu jogo, um jogo que coloca suas próprias vidas em perigo. Até que ele acabe, vocês não podem sair.

Review: Por se tratar de um anime psicológico talvez seja difícil aprecia-ló de cara, mas para mim é o terceiro melhor da temporada, perdendo apenas para Ansatsu e Durarara. Também possui uma das melhores opening já feitas, com uma letra animada e chiclete. O anime gira em torno de um barman que atua como juiz das almas de casais que morarem juntos, ele decide qual alma vai reencarnar e qual vai para o limbo, o esquecimento, e tudo isso se dá através de jogos, como boliche, cartas, sinuca, e por ai vai. A principio tudo parece bem normal, mas os mortos não se lembram de suas mortes, e as vezes nem seus próprios nomes, e, é durante o jogo que começam a se lembrar.

De acordo com as atitudes o juiz Decim analise a escuridão no coração das almas e determina seu futuro. É uma das histórias mais bem amarradas e construídas que já vi, de uma simplicidade, mas ao mesmo tempo complexo e divertido. É sem dúvidas uma surpresa por se tratar de um anime com tão poucos personagens recorrentes.

Durarara!! x2

Gênero: Ação, Mistério, Romance, Shounen, Sobrenatural

Sinopse: Uma gangue misteriosa sem cor nem objetivo, um informante que diz que ama a humanidade, uma lenda urbana real. E Sushi Russo. Conexões. Todas as histórias de Durarara se conectam, personagens originais e cativantes se ligam em meio a vida urbana agitada e tornam o distrito de Ikebukuro um espetacular palco de misteriosos e incríveis acontecimentos.

Review: Depois de um bom tempo esperando eis que Durarara volta. Este foi o meu anime favorito por muito tempo, e ainda é. Embora tenha perdido a primeira posição nesta temporada.

É revigorante rever a história do povo de Ikebukuro, e todas as armações de Isaya dando certo, o cara é um ótimo manipulador, e consegue nesta temporada fazer com que tudo corra exatamente como ele imagina. A única coisa ruim é rever Mikado tão sonso como sempre, eita carinha sonso este.

Durarara é outro anime que necessita de muita atenção para compreende-ló, até porque nunca se sabe quem virá narrando o próximo episodio, e este pode ser apenas uma recapitulação dos anteriores vistos por uma outra ótica, o que eu particularmente acho fantástico.

Uma das partes importantes desta temporada é a inserção de novos personagens como Varona e a o Assassino de Hollywood, estava na hora de outras criaturas sobrenaturais, ou melhor sobre-humanos surgirem na trama. Recomendo sempre!

Seiken Tsukai no World Break

Gênero: Ação, Fantasia, Romance, Sobrenatural

Sinopse: A história da “Escola de Espadas & Feitiçaria” se passa em um colégio particular que reúne “saviors”, jovens com memórias despertadas de vidas passadas. Alguns deles é Shirogane que lutam inimigos com armas e técnicas recolhidas do poder Puraanade seus próprios corpos. Outro é Kuroma que acaba com os inimigos, com a magia para manipular os poderes Maana que superam a física. Um rapaz chamado Haimura Moroha se matricula nesta escola. Ele é a primeira pessoa na história com vidas passadas de ambos Shirogane e Kuroma. No colégio ele vai conhecer duas garotas, Ranjou Satsuki e Urushibara Shizuno, com as quais teve laços profundos em vidas anteriores. Satsuki foi sua irmã e Shizuno a sua mulher.

Review: Beirando a mesmice, este anime é o típico anime de sempre, um personagem masculino super forte, que briga com todo mundo em prol da segurança das garotas, duas ou três meninas lindas que o amam sobre qualquer coisa. Uma peituda demais outra complexada com o tamanho pequeno dos seios, o mesmo do mesmo.

A diferença aqui está justamente no plano de fundo da história, a Escola de Espadas e Feitiçarias treina alunos com uma capacidade peculiar, a de lembrar de suas vidas passadas, alguns foram magos e por isso usam o maana e recitam poderes fantásticos, outros foram espadachins ou usaram outro tipo de arma de mão e por isso recorrem a esta ferramenta. O protagonista como é fodão dos fodões tem duas memorias de vidas passadas, uma em que era um espadachim e em outra que era um mago, então adivinha como o cara é poderoso, sendo realocado entre os maiores saiviors da história. É muito do mesmo, mas é bem divertido, vale a pena assistir.

Shinmai Maou no Testament

Gênero: Ação, Ecchi, Fantasia, Romance, Shounen

Sinopse: “Ei, você disse que queria uma irmãzinha, né?” O estudante do colegial do 1°ano, Toujo Basara, de repente foi questionado por seu pai e entrou em estado de pânico. Em cima disso, o pai excêntrico disse que ele vai se casar novamente. Então seu pai partiu para o exterior depois de levar para Basara as duas belas irmãzinhas. Mas Mio e Maria não são humanas normais, em suas verdadeiras formas são o novo Lorde Demônio e uma Sucubus! Basara quase foi preso em um contrato de senhor e servo com Mio, mas o contrato formado ficou “invertido” por engano e Basara agora é o mestre. Além disso, Basara está sendo atingido pelas situações eróticas uma após a outra, devido ao contrato, mas a vida de Mio está sendo visada por outras tribos demoníacas e tribos de heróis! Desejo, drama e ação com o mais poderoso contratante começa!

Review: Mais do mesmo. Seguindo o estilo dos Ecchi, Maou é protagonizado por um jovem muito forte cercado por três mulheres que o idolatram. A diferença é que Basara é um herói, um membro de um clã destinado a proteger o mundo, mas foi exilado por possui grande poder, (há vá é mesmo?),  e as garotas são Mio a herdeira do Diabo, Maria uma Sucubus (demônio do sexo) e Nonaka uma heroína do mesmo clã.

O que torna o anime divertido é as inúmeras batalhas contra heróis e demônios que tentam aniquilar Mio, além das cenas ecchi promovidas por Maria que como boa sucubus coloca os protagonistas em situações de sexo explicito, embora sempre com tarjas de censura, e submissão. Mesmo sendo algo já comum, vale a pena conferir.

Tokyo Ghoul A

Gênero: Ação, Drama, Fantasia, Horror, Maduro, Mistério, Psicológico, Seinen, Sobrenatural

Sinopse: Kaneki após se ver livre de Jason, se torna um ghoul renegado e entra para o Aogiri a organização que o sequestrou, lutando contra o desejo de se alimentar de humanos, começa a cometer canibalismo comendo restos de outros ghouls incluindo o próprio Jason.

Review: Numa versão totalmente diferente da primeira temporada, aqui não vemos o sensível e oprimido Kaneki, pelo contrário sua sede de encontrar seu lugar o faz seguir ordens que acabam na morte de muitos humanos, e para acabar com tudo, ainda há o ataque dos “pombos” (policia contra ghouls) a Anteiku. Para quem não acompanha o mangá (como eu) é difícil compreender o que está se passando pela cabeça de Kaneki, até porque nem sempre os episódios são centrados nele.

Aqui conhecemos um pouco mais sobre CCG, a própria Anteiku bem como o surgimento de alguns personagens que já conhecidos dos fãs como o Doberman Negro e o Macaco Demoníaco, além das origens da Coruja.

O anime supera em muito sua temporada anterior, o grande engodo da temporada atual é sua opening, um lixo diga-se de passagem nada comparada a da temporada anterior com todas as suas cores e movimentos. Embora complicado de compreender em certos aspectos recomendo.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza