30 de jul. de 2014

Livro #03 - Tipo Destino - Susane Colasanti

Dados do Livro 



Nome: Tipo Destino – e Se Sua Alma Gêmea Fosse o Namorado de Sua Melhor Amiga?

Autor: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Tradução de: Something Like Fate
Tradutor (a): Ana Lucia Rodrigues
ISBN: 9788581632612
Edição: 1ª Ed. 2013
Estilo: Ficção Americana Jovem Adulta
Assuntos: Realista com Foco em Almas Gêmeas e Problemas dos Jovens Contemporâneos.
Páginas: 288

Sinopse

Quando você encontra sua alma gêmea, acontece uma conexão imediata.
Uma coisa que você não vai conseguir explicar...
Mas que também não vai conseguir negar.

Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason...
Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era!
Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele.
Então, Erin viajou durante todo o verão...

Este livro me deu vontade de mudar minha vida.”
THE TRUTH ABOUT BOOKS

Uma narrativa inteligente e rápida...”
KIRKUS REVIEWS



O Autor

Susane Colasanti nasceu em 01 de maio de 1973 em Peapack-Gladstone, New Jersey, um área rural conhecida por seus muitos hectares de florestas.
Susane se mudou para Manhattan para se especializar em Educação Cientifica na Universidade de Nova York em 1996. Possui um bacharelado pela Universidade da Pensilvânia em Astrofísica/ Terra e Espaço e Ciência, e uma especialização em psicologia.
Antes de se tornar uma autora em tempo integral em 2007 era professora de ciências no ensino médio, onde atuou por dez anos. Hoje é conhecida mundialmente como autora de best-seller de sete romances adolescentes.


Dialética

O Destino é como um estranho e impopular restaurante, cheio de garçons esquisitos trazendo coisas que você nunca pediu e de que nem sempre gosta.” Lemony Snicket. – Pág. 193

Lani é uma garota complexa, interessada em astrologia e coisas do tipo, acredita que o destino lhe reserva grandes surpresas, mas que as mesmas podem ser descobertas via cartas de tarot, leituras de mão, horóscopos, etc.

Ambas somos obcecadas pelo Destino. Tudo o que nos ajude a ver sentido nesta vida é fascinante. – Pág. 21

Também é a típica garota americana engajada em salvar o planeta, como presidente do clube da escola ela planeja conscientizar amigos e colegas da importância da reciclagem e preservação. Seu pior defeito é detestar que a ignorem ou tirem sarro de seus ideais.

Fico muito sensível quando as pessoas desprezam coisas em que acredito, como se não representassem nada. Como se eu fosse uma doida que fica confundindo fantasia com realidade. – Pág. 13

Além do defeito já citado, Lani pode ser considerada uma garota prepotente, pois, abandonou os amigos de longa data, simplesmente por possuírem pensamentos divergentes aos seus. O Círculo de Ouro – o grupo de alunos populares – não é o exemplo de pessoas preocupadas com o meio ambiente ou que possuam muitas ambições, porém era deste grupo que Lani participava, e, é o grupo à qual pertence sua melhor amiga Erin.
Erin é a típica garota popular, bonita, inteligente e engraçada. Não possui muitos defeitos, e está sempre ligada a Lani, as duas nutrem uma amizade de infância, marcada por um grande desastre que as uniu ainda mais.

Que nome se dá quando duas pessoas compartilham uma história intensa? Quando nada pode separá-las? Irmãs de alma. É isso o que somos desde o acidente. – Pág. 23

No restante do livro outros personagens são mencionados, mas ninguém com grande importância. Exceto talvez por outros dois personagens.
O primeiro seria Blake o amigo gay das duas garotas, mas que possui mais afinidade com Lani. Ele é um garoto descolado, bonito e inteligente de quem ninguém desconfia, mas que esconde esse segredo, o fato de ser gay.

Blake é incrível. Ele é tão divertido! E é superconfiável. Nunca me deixou na mão, nem uma única vez. E, além disso, é muito fofo. Mas não de um jeito que me faça sentir atraída por ele. Bem, talvez eu até me sentisse, se Blake não fosse gay. – Pág. 14

O outro personagem é Jason, membro do Círculo de Ouro, Salva Vidas, e o garoto que desenha círculos perfeitos. É o namorado de Erin. Os dois sempre se conheceram, mas somente depois de muito tempo perceberam que possuíam afinidades o suficiente para engatar um relacionamento.

É interessante como se pode conhecer uma pessoa por um longo tempo e, então, um dia simplesmente a vemos de um jeito totalmente diferente. E isso com certeza foi o que aconteceu com Erin em relação a Jason. – Pág. 20

A história possui vários capítulos estressantes que nada dizem, apenas estão ali para dar volume no livro, e isso se repete por quase todo o livro, onde a autora intercala esses capítulos maçantes com os devaneios de Lani, lutando contra a paixão que começa a nutrir por Jason, já no primeiro encontro do grupo.

Só consigo pensar em beijar Jason. Minha pele arde de vontade de tocá-lo. É como estar com febre. – Pág. 175

Lani se sente atraída de imediato pelo belo Jason, e Erin acaba por aproximar a amiga do namorado, ao pedir que Lani faça companhia a Jason na hora do almoço, com a intenção de saber o que o garoto pensa a respeito dela.
Porém durante todas as conversas, Lani esquece-se da amiga e começa a notar as semelhanças que possui com o garoto. E deduz que os dois são almas gêmeas.
Neste meio tempo, Erin viaja durante as férias de verão para um acampamento, e Lani se aproxima ainda mais do namorado da amiga. Somente a partir deste ponto o livro pega um ritmo bom, a leitura se torna mais densa e emocionante, e parece caminhar para um desfecho já imaginado.
Porém grandes reviravoltas acontecem nos capítulos seguintes: a volta de Erin, a saída forçada do armário, o fim de namoro, o rompimento de laços, bullying, armações, relações abaladas, promessas impossíveis, dor, tristeza, choro, raiva, tudo em apenas doze capítulos, lembrando que o livro possui quarenta e três capítulos, isso mesmo, apenas nos últimos capítulos é que a história toma um rumo definido. As duas partes iniciais do livro, apenas trazem como já disse enrolação e situações dispensáveis.
Mas o que me perturbou ainda mais, foi o final inesperado da trama, quando você está a algumas páginas do fim, você imagina que finalmente a garota vai resolver todos os problemas, enfrentar o pessoal malvado da escola, fazer as pazes com a amiga, reatar com o namorado, mas não acontece exatamente como imaginava, e simplesmente o livro acaba deixando um desejo de “quero mais”.

Tudo vai ficar bem. Não importa o que aconteça depois que Erin voltar, não importa o quanto ela possa ficar furiosa, tudo vai funcionar da maneira que deve ser. Não é assim que funciona o Destino?
A Energia influenciando nossas ações, nos guiando em direção ao nosso caminho? Se Jason e eu estivermos destinados a ficar juntos, então tudo o que aconteceu nesse verão foi do jeito que deveria ser. – Pág. 189
 
Cartão Postal enviado por Lani do Hawaii
O leitor ainda se depara com os dois primeiros capítulos do outro livro da autora publicado no Brasil: Bem Mais Perto.


Relacionando

 Bem poderia relacionar a história do livro com a música da Avril Lavigne – Girlfriend, se no caso Lani e Erin fossem tão amigas, mas o tempo todo que lia o livro, vi Lani como a personagem-vilã de Avril no clipe, em nenhum momento a vejo como a pobre vitima que ela própria se pinta, acho que desde o início ela sabia bem o que aconteceria ao sair com o namorado da melhor amiga.
Porém seguindo a linda onde Lani é tão vitima como Erin, acho que a música da Ke$ha – Best Friend’s Boyfriend possa representar todos os acontecimentos do livro, afinal, a cantora passa pelo mesmo que Lani, se ver enamorada do namorado da melhor amiga.

Refrão traduzido da música: Best Friend’s Boyfriend
Você está brincando?
Você é o namorado da minha melhor amiga.
(Namorado da minha melhor amiga)
O que você está pensando?
Você é o namorado de minha melhor amiga.
(Namorado da minha melhor amiga)
Não tente me dizer que está tudo bem.
Não tente me fazer jogar o seu jogo.
Rapaz, você está viajando.
Você é o namorado da minha melhor amiga.
(Namorado da minha melhor amiga)


Outra música que pode exemplificar a situação e a famosa Namoradinha de um Amigo Meu do Rei Roberto Carlos. Porém optei por uma versão mais nova, com Biquini Cavadão.


Um exemplo bem engraçado de toda essa situação e a comedia: O Noivo (Namorado) da Minha Melhor Amiga de 2011, estrelada por Ginnifer Goodwin a linda Snow White de Once Upon a Time.







0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza