8 de fev. de 2016

Livro #44: Birman Flint e o Mistério da Perola Negra por Sergio Rossoni


Birman Flint e o Mistério da Perola Negra é o primeiro trabalho de Sergio Rossoni, parte da Coleção Viagens na Ficção lançada pela Chiado Editora, e a melhor surpresa deste ano até o momento.
Quando Sergio ofereceu-me a parceria, fiquei um pouco duvidoso se aceitava, primeiramente por nunca ter lido nada da Chiado e segundo, o que eu iria querer com um livro sobre animais vivendo como gente e envolvidos em um mistério estranho?! Mas, a curiosidade foi maior e acabei aceitando a parceria, e que bom que foi assim. Uma grata surpresa foi deparar-me com as trezentas e oitenta e três páginas deste livro protagonizadas por um gato.

Ao começar a ler o livro que jurava tratar-se de mais um destes materiais sem qualidade pertencentes a um pseudo-escritor com mania de grandeza, percebi o quanto estava errado por julgar algo sem antes conhece-lo melhor, Rossoni criou uma obra única, repleta de adrenalina, aventura, mistérios, tensão e principalmente mesclas entre a realidade e a ficção. Sua obra possui inclusive um bloco com notas do autor explicando as semelhanças da narrativa com a história mundial, precisamente a história da Rússia czarista.
Na narrativa de Rossoni acompanhamos Birman Flint um gato repórter que se depara com o assassinato de um camundongo a princípio desconhecido, mas que se revela como uma engrenagem poderosa em um esquema de oposição ao Czar e o ressurgimento de uma seita a muito destruída, Flint acaba se envolvendo nas investigações policiais indo parar em meio a um complô repleto de conspirações, histórias, artimanhas e misticismo em plena Rudânia (Rússia).
Aliado ao gato, segue-se seu companheiro de trabalho o rato Bazzou, o gato aviador Paparov, o comissário de polícia Esquilovisky, o galo detetive Ponteroux, além do próprio Czar, um pato professor e um gato embaixador. Uma turma bem diferente mas que se uni para decifrar as estranhas mensagens, desenhos e anotações deixadas pelo camundongo assassinado, e ainda lindam com o inimigo desconhecido, o assassino misterioso, o lobo raivoso e o líder de uma seita demoníaca.
A realidade russa mistura-se com delicadeza ao universo criado por Rossoni, um ambiente governado por animais com características humanas, porém com a sutileza dos hábitos e características especificas de cada animal. Trata-se de uma escrita caracterizada pela observação e descrição, cenários ricamente elaborados, personalidades detalhadas, e situações descritas a fundo.
Talvez o único erro cometido por Rossoni seja as longas descrições que chegam a ocupar duas páginas, porém, ao longo da narrativa é perceptível a necessidade destes textos, pois, neste livro tudo casa-se perfeitamente com a trama.
Embora, as longas descrições as vezes tenha me feito perder o “fio da meada” o que me obrigava a retroceder na leitura, não há nada que eu retiraria do livro, ele é completo e perfeito como deveria ser. Mesmo com o final em aberto, anunciando uma continuação não impede o leitor de degustar e se apaixonar pela escrita de Rossoni.
Os mistérios criados pelo autor embora previsíveis – o autor os fez assim, visíveis e facilmente identificáveis – faz com que acompanhar os personagens que não tem as mesmas informações que o leitor, seja emocionante. A forma como o autor expressa as emoções de cada personagem diante de suas descobertas faz você querer continuar a ler até terminar o livro, até não sobrar uma linha a ser lida. E confesso se tivesse mais tempo para ler não teria levado o tempo que levei, teria lido tudo em um único dia, pois se trata de uma narrativa viciante.
Como por exemplo, as mensagens em código Uruk, o personagem está tentando decifrar a primeira palavra, mas eu enquanto leitor curioso já me antecipo e tento decifrar a mensagem como um todo, as vezes chegando a ser angustiante o tempo que o personagem leva para desvendar o mistério.
Sobre capa, diagramação, espaçamento, revisão a Chiado Editora não pecou em nada, talvez um ou outro erro de digitação, como a inclusão de “[“ no meio de uma palavra, fora isso, o texto e ricamente bem escrito, e de fácil entendimento, as folhas amareladas propiciam uma leitura agradável e enriquecem a qualidade do material.
Recomendo a leitura sim, trata-se de algo que vai além das aventuras com animais que vemos por ai, aqui você tem de tudo um pouco, é mistério, é policial, é fantasia, é aventura, é ficção, é histórico, enfim é maravilhoso. Leia!
5[3] Ficha Técnica
Título: Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra
Autor: Sergio Rossoni
ISBN-13: 9789895138982
ISBN-10: 9895138989
Ano: 2015 / Páginas: 383
Gênero: Literatura Nacional; Ficção; Aventura;

Editora: Chiado Editora
Sinopse: Após mergulhar num mundo sombrio cercado por assassinos e traidores, Birman Flint depara-se com uma estranha verdade em torno de um antigo legado transformado numa maldição.
A busca pelo misterioso artefato conhecido como Ra´s ah Amnui pode ser a resposta para a conspiração em torno do Czar Gatus Ronromanovich e sua família, conduzindo Flint por caminhos obscuros muito além da sua própria compreensão.
Um artefato, uma estranha seita e um assassinato, todos eles interligados por algo que parece representar a chave deste misterioso enigma. Uma jóia, um objeto de rara beleza ocultando em si um passado sombrio, lançando nosso herói numa corrida contra o tempo para salvar a dinastia Ronromanovich do desastre iminente.






Resenha Premiada
Agora é a sua chance de ter um pedacinho de Moscovia e o reino dos Ronromanovich mais perto de você, siga as regras do formulário e concorra a um conjunto de marcadores.
Lembrando que será o ganhador apenas quem seguir as regras obrigatórias, as entradas seguintes são opcionais mais geram pontos extras. Serão sorteados dois kits e dois ganhadores contendo marcadores e mimos, além de tatuagens da série Divergente.
Bora participar!

a Rafflecopter giveaway


Kit 01
P07-02-16_13.29

Kit 02
P07-02-16_13.30

Quer adiquirir o seu exemplar de Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra? Clique aqui e saiba como.

seal
http---signatures.mylivesignature.com-54492-348-8CDC41FCD38DF5750D599C05656C608C[3]

5 comentários:

  1. Eu já li algumas resenhas desse livro e me fez marca-lo como desejado *-*
    Adoro um mistério, uma aventura, um pouco de policial, tem tudo que eu mais gosto em um livro, então a cada resenha que vejo só aumenta minha vontade de ler, ahhh e eu adorei a capa, achei linda <3

    ResponderExcluir
  2. Gosto de ler livros que envolvem animais e esse deve ser otimo! Fiquei um tanto curiosa por esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Bem legal esta história de animais no lugar de humanos, gosto bastante deste tipo de história, e um que tenha mistério e aventura policial parece bem a minha cara, vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou bem chata quando se trata de livros com animais como protagonistas, vejo pessoal dizendo que deve ser bom, mas não sei não, fico com um pé atrás com este tipo de ficção, o unico livro com animais que gostei até hoje são os clássicos como Narnia e Alice.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de contos policiais e este e bem interessante com bastante ação e cheio de mistérios os personagens sendo apresentados com características animais deixa a obra mais fascinante e completa .

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza