19 de set. de 2015

Projeto BC: Literatura em Movimento – Tema de Setembro: Top Nacional

Como este mês eu ando bem preguiçoso, ou melhor, escorrendo pelos lados de tanta falta de vontade, optei pela proposta mais fácil para o Projeto Literatura em Movimento. Caso você queira saber de maiores detalhes, clique aqui.

1 – TOP 5 LIVROS NACIONAIS QUE VOCÊ PRECISA LER.
Aproveitando o clima da Bienal do Livro e a comemoração da Independência do Brasil, você deverá escolher 5 livros nacionais que foram marcantes para você e explicar o motivo. A ideia é convencer as pessoas de que os livros são bons mesmo, ok?
*Sugestão elaborada por Nuccia De Cicco, do blog
 
As 1001 Nuccias.

Vou elencar aqui os meus cinco livros nacionais favoritos, (ps: o fato de alguns serem de autores parceiros não significa nada, estão aqui por serem bons mesmo). Vai ter comédia, suspense, romance, sobrenatural.

No último ano me decepcionei muito com autores nacionais e de cada dez autores que li, oito eu abandonei. Graças a Zeus três me chamaram muito a atenção e este ano juntei outros dois maravilhosos.


Então vamos logo a este top 5 nacionais.

5. Fala Sério, Pai de Thalita Rebouças – Escolher apenas um livro da série é quase impossível, pois nossa querida Tata arrasa em todos os trabalhos a que se dedica. Fala Sério, Pai é um destes clássicos da comédia escritos por Thalita. Um livro repleto de cenas cômicas, frases hilárias, momentos constrangedores e muito carinho entre pai e filha. Neste livro você vai conhecer o mundo do pai de primeira viagem, como são os momentos de trocar fralda, dar banho, ensinar a falar e andar, a admiração de um homem pelo “totô” da filinha, e como proteger seu bibelô dos moleques melequentos existentes por ai. Dá para imaginar como a comedia é o cerne do livro, então corre aqui e venha ler as desventuras de Malu e seu papi. Caso você queira saber de maiores detalhes, clique aqui.

4. Mediador e o Mistério da Ceifa de Bruna Figueira – Novamente incluído nas minhas indicações neste projeto, o livro da linda Bruna Figueira é um dos meus livros mais desejados, esperar pelo segundo livro da série tem sido tenso. A série se passa em terras brasileiras, incluindo algumas passagens em meu amado Goiás, e retrata o romance entre uma humana e um anjo da morte, além de uma busca desenfreada para descobrir o que houve no passado desta garota que a permite ver espíritos. É uma trama sobrenatural, riquíssima em detalhes, bem escrita e divertida de se ler. Caso você queira saber de maiores detalhes, clique aqui.

 

3. Sabores Mortais da Bianca Carvalho – Este é o terceiro livro da trilogia das cartas publicado pela EraEclipse Editora, e embora se trate de uma trilogia é possível lê-lo por si só, sem necessariamente ter lido os outros dois. Também um romance sobrenatural, Sabores Mortais aborda uma família com poderes especiais, no caso deste livro Thatiana, a cozinheira capaz de obter o que deseja através de pratos culinários. Uma trama bem construída e amarrada, não a pontas soltas e percebe-se que houve todo um trabalho para articular os acontecimentos deste livro com os seus antecessores, Jardim da Escuridão e Versos Sombrios. A saga das garotas Dewitt é repleta de suspense, romance, tristeza, alegria, um mix de emoções bem misturado e categoricamente estruturados.

2. O Vitral – Guardiões da Última Profecia de Fernando Valverde – Este livro foi um presente mais que especial, pois, caiu em minhas mãos em um momento que precisava me conectar com a Força Criadora, reconhecer que existe alguém superior a nós humanos, e como este é tema central do livro, foi reconfortante encontrar os sinais da Força Criadora existente mundo afora. Fernando construiu uma trama difícil de se imaginar, um trabalho de pesquisa excelente e uma capacidade cognitiva estonteante, amarrar as religiões e preceitos religiosos em uma única coisa é quase que impossível, porém, para Nandu Valverde não, ele conseguiu não somente unir todos os conceitos existentes sobre fé, criação do mundo, busca da iluminação pessoal, como também tornou tudo uma única coisa, um único meio de se chegar ao reconhecimento da Força Criadora. Na trama Addae, passa por inúmeros processos pessoais desde a descoberta do Vitral até o encontro com a Força Criadora, aprende a se relacionar em harmonia com os homens do passado e do presente, bem como com o meio ambiente em si, é uma trama riquíssima em conteúdo, descrições e conhecimento, recomendado a todos que procuram uma explicação para o que somos e o que fazemos neste mundo. Caso você queira saber de maiores detalhes, clique aqui.

1. Doce Vampira de Ju Lund – Este livro chegou as minhas mãos por meio de parceria e em formato e-book, mas quem diria que eu iria gostar tanto da trama apresentada, já conhecia a blogueira literária Ju Lund, mas conhecer a autora foi bem diferente e emocionante. A história apresenta duas garotas uma humana e outra uma vampira, anos à frente do nosso tempo. Os vampiros se mostraram para o mundo e agora tem direitos e deveres como qualquer cidadão, porém o relacionamento entre humanos e os seres da noite ainda é considerado errado. Porém as duas garotas protagonistas se veem apaixonadas uma pela a outra, e tem que lutar pelo seu amor. Uma trama sobrenatural, porém bem atual e real, a diferença de classes, o homossexualismo e todos os preconceitos que giram em torno destes preceitos são o foco da trama, que te faz questionar se é tão errado assim amar alguém tão igual mais ao mesmo tempo tão diferente. Caso você queira saber de maiores detalhes, clique aqui.


Bem pessoal está é minha lista, espero que gostem e por favor, não deixem de comentar. Grande abraço e até mês que vem com mais uma postagem do Projeto Literatura em Movimento.

http---signatures.mylivesignature.com-54492-348-8CDC41FCD38DF5750D599C05656C608C

8 comentários:

  1. Oi, Julielton! Tudo bem? Adorei a tua lista! "Doce Vampira" parece ser ótimo, tenho muita vontade de lê-lo! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  2. Conheci (e aprendi a apreciar) as obras da Thalita Rebouças por conta da minha mãe, que adora os livros dela e usa bastante com seus alunos. Os demais eu não conhecia, mas me interessei bastante pelo Sabores Mortais e pelo Doce Vampira.

    Já to vendo que esse mês a minha lista de desejados aumentará consideravelmente!! Hahaha
    Adorei as indicações.
    Beijos.
    Café com Livro

    ResponderExcluir
  3. Olá, boas escolhas!
    Nunca li nenhum dos livros citados acima, mas fica a dica para as futuras leituras. Já li um livro da Bianca Carvalho e adorei, acho que começarei em breve ler a trilogia das cartas.

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Julielton!
    Adorei sua Top 5-BR! Todos parecem ótimos e intrigantes. Já conheica (de nome) o Mediador e gostei muito da capa de o Vitral... Wishlist crescendo em 3, 2, 1... XD
    Parabéns pela postagem e sucesso no blog!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Me senti um tanto quanto envergonhada quando percebi que não conhecia nenhuma dessas obras que você listou e que parecem ser sinceramente tão interessantes... Mas agora que sei sobre elas, irei procurar saber mais, afinal, é sempre bom apoiar a literatura brasileira, que vem sendo cada vez mais reconhecida!

    http://eujovemdemais.blogspot.com.br/ || http://saletadeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Julielton!!!
    Eu não tive oportunidade de ler os livros que você citou. Desses, eu me interessei bastante por Doce Vampira pois achei a temática bastante inusitada.
    Gosto muito dos teus textos e fico feliz com a tua participação no projeto! :)
    Beijo.
    Karina
    http://daliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amei a lista, conheço outros autores brasileiros que são realmente muito bons como por exemplo Renan Carvalho que me encantou com "Super Nova".Da sua lista conheço a Bruna Figueira e o Fernando Valverde gosto muito também, não conheço nada da Ju Lund, mas "Doce Vampira está na minha lista de desejos , assim que vi a sinopse simplesmente me apaixonei!!

    bjocas

    ResponderExcluir
  8. Olá Julielton.
    Não conhecia "Mediador e o Mistério da Ceifa" e "O Vitral – Guardiões da Última Profecia ", mas não me chamaram a tenção, agora dos outros estou bem ansiosa com "Doce Vampira", desejo descobrir como a autora desenvolveu essa trama que realmente é muito atual (tirando o fatos dos vampiros kkk).

    Bjss

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza