Sinopse: Arte da Guerra, é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu. O tratado é composto por treze capítulos, cada qual abordando um aspecto da estratégia de guerra, de modo a compor um panorama de todos os eventos e estratégias que devem ser abordados em um combate racional.
Hoje, A Arte da Guerra parece destinado a secundar outra guerra: a das empresas no mundo dos negócios. Assim, o livro migrou das estantes dos estrategistas para as do economista e do administrador.
O Autor : Sun Tzu (544 a.C. - 496 a.C.) foi um general, estrategista e filósofo chinês. Sun Tzu é mais conhecido por sua obra A Arte da Guerra, composta por 13 capítulos de estratégias militares.
Sun Tzu, também grafado como Sun Tze ou Sun Wu em outras traduções, foi uma figura histórica cuja existência é questionada por vários historiadores. Tradicionalmente, Sun Tzu terá vivido no Período das Primaveras e Outonos da China (722 a.C. – 481 a.C.) como general do Rei Hu Lu.
Dados do Livro: A Arte da Guerra de Sun Tzu
Valor: De R$ 8,76 até R$ 12,90
ISBN-13: 9788525410597
ISBN-10: 8525410594
Ano: 2006 / Páginas: 152
Idioma: português
Editora: L&PM
Dialética
Um livro escrito a séculos atrás e que remonta a uma dinastia inexistente a milhares de anos, poderia ser considerado como algo primário, sem essência, sem aplicabilidade no século XXI, porém, assim como outro livro tão antigo (a Bíblia), o livro A Arte da Guerra escrito pelo brilhante general Sun Tzu não envelheceu ou desapareceu junto a dinastia chinesa da época, pelo contrário continua vivo, se modificando e se adequando a nova realidade.
Livro A Arte da Guerra escrito em bambu
Criado especificamente para atuar como um guia da boa batalha, o livro escrito duzentos anos antes da vinda do Cristo, apresenta instruções que levariam um exercito a vitória, porém, hoje quando as guerras de províncias e vilas já não ocorrem, é obvio que tal material cairia em desuso.
Contudo, o livro que ensina a visualizar com olhos estratégicos a guerra, conseguiu se adaptar a uma guerra sem armas, a guerra dos grandes empresários. Atualmente a leitura deste livro é requisito obrigatório em muitas das faculdades de administração espalhadas pelo mundo.
Você deve estar se perguntar o que há exatamente para se aprender em um livro direcionado a soldados, reis e generais? A resposta e simples, o livro é uma fonte de estratégias, domínios e aprendizados que qualquer pessoa pode atribuir ao seu cotidiano.
Nos treze capítulos do livro de pouco mais de 130 páginas, encontra-se descrições detalhadas de situações e conceitos primários a guerra, porém todos adaptativos. Ou seja, podem ser adaptados e aplicados a realidade do século XXI, o livro narra formas de como se ganhar uma guerra apenas com o dialogo, sem ser necessário o uso da espada, explicita fatos relacionados ao terreno onde ocorrem as guerras, narra a arte de se adaptar a situação e encenar mudanças repentinas.
De fato o livro, traz em si todo um ensinamento de como deve-se agir diante de crises, ordens de superiores, tentativas de mercado e expansão territorial, assuntos de logística, transporte, negociação, arguição, dialogo, estratagemas políticos e militares. Tudo que um bom profissional necessita saber para vencer a batalha do empreendedorismo ou mesmo as disputas internas em uma empresa.
A Arte da Guerra é um livro de leitura rápida e fácil, transmite claramente o desejo do autor em instruir seus leitores a arte da boa batalha, seja esta em um campo de batalha real ou em uma guerra travada atrás de mesas e computadores.
É uma leitura obrigatória a qualquer um que deseja se aprimorar, e aprender como se comportar.
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.
Julielton Souza