7 de jan. de 2015

07.01 - Dia do Leitor


Hoje, dia sete de janeiro, é uma data muito especial para aqueles que acessam o Dialética Proposital, uma data que para a maioria das pessoas de nosso país não significa nada. Mas, para nós, é o dia de festejar a nossa maior alegria.
O dia 07.01 possui uma representatividade enorme na história mundial, grandes acontecimentos aconteceram nesta data ao longo dos séculos.
Em 1610, Galileo Galilei observava pela primeira vez as quatro maiores luas de Júpiter (Calisto, Europa, Ganímedes e Io), hoje chamadas de Luas Galileanas.
Em 1789, ocorria no Brasil o primeiro voto popular da nossa história democrática.
No mesmo ano, nos Estados Unidos ocorriam as primeiras eleições para presidente, o qual mais tarde elegeu George Washington como o maior representante da Nova República Americana.
Em 1835 estourava no Pará a Guerra da Cabanagem, a qual previa a autonomia da província até que D. Pedro II atingisse a maioridade e subisse ao trono como regente legitimo.
Em 1885, na Áustria acontecia a união de Alois e Klara Polzl, os parentes consanguíneos que após matrimonio deram à luz a um dos maiores crápulas da história: Adolf Hitler.
Em 1989 no Japão terminava o Período Showa com a ascensão ao trono do Imperador Akihito.

Outros fatos importantes ocorreram neste dia tão propicio, atos e acontecimentos que mudaram o rumo do mundo, como o primeiro voo na América Latina, a primeira ligação telefônica intercontinental, o nascimento de inúmeras personalidades da política, artes, literatura e esportes, bem como a morte de outras inúmeras personalidades.
O dia também foi importante para o rumo da Segunda Guerra Mundial, para o Governo Tirano de Cuba, para a guerrilha Colombiana, para a cultura Afro-Brasileira e até mesmo para a banda de Rock Pink Floyd. Mas isso não vem ao caso, não é por esses e aqueles acontecimentos que o dia sete de janeiro é tão importante para nós.
E tudo se resume a um ato que para nós é diário e comum, mas que nos proporciona muito prazer: ler. Algo que nos acompanha a tempos, e que nos ajuda a moldarmos caráter, sentimentos, opiniões, paixões. E para tanto, hoje dia 07.01 comemora-se o Dia do Leitor.
Então, para você que assim como eu festeja esse dia com muito orgulho, o Dialética Proposital tem a honra de desejar pela primeira vez:


Feliz dia do Leitor.


0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza